Minhotos moram, à condição, a três pontos dos pupilos de Roger Schmidt.
Sp. Braga venceu, esta quinta-feira, o Santa Clara, por 4-0, em São Miguel, na abertura da 15.ª jornada da I Liga.
Os minhotos abriram a contagem, logo à passagem dos 15 minutos, por intermédio de Ricardo Horta e num ápice, segundos depois, dilataram a vantagem por Iuri Medeiros.
Na etapa complementar, após assistência do irmão, os pupilos de Artur Jorge dilataram a vantagem através de um tento de André Horta. E numa horta bem lavrada, o último golo pertenceu mesmo a Ricardo… Horta, que chegou assim aos oito golos no campeonato, a um remate certeiro dos máximos artilheiros: Gonçalo Ramos e Taremi.
O Sp. Braga mora agora a três pontos dos pupilos de Roger Schmit e tem dois pontos à maior sobre o FC Porto, com a ressalva que águias e dragões ainda vão atuar na presente ronda. Por sua vez, os açorianos continuam em posição nevrálgica, desta feita na 15.ª posição, com apenas 13 pontos, um ponto acima do Gil Vicente que mora em zona de play-off de acesso à II Liga.
A análise de Artur Jorge, em declarações à Sport TV, após o triunfo do Sp. Braga diante do Santa Clara (4-0).
Análise ao encontro: Uma vitória convincente, que resulta face à forma séria e competente como abordámos o jogo. Tivemos momentos de grande brilhantismo, esta vitória foi construída desde cedo. Procurámos entrar forte para ficarmos em posição dominante. Depois fomos crescendo, a intensidade foi constante até ao último minuto.
Segundo lugar na classificação: Ainda não terminámos a primeira volta e temos 34 pontos. Diz muito da consistência de resultados. Não há dúvida para mim. Trabalhamos para ser constante, mas temos momentos em que somos mais fortes do que outros no sentido em que podemos ter um jogo menos conseguido. Queremos um Braga forte, disputar todos os jogos para ganhar. Acredito que ainda podemos fazer mais e nesse sentido tento potenciar estes jogadores.
Declarações de Iuri Medeiros após o Santa Clara-Braga (0-4) da 15ª jornada da Liga Bwin
“Sabíamos que tínhamos de entrar fortes na partida. Era importante somar mais uma vitória e três pontos no nosso caminho e agora temos mais um jogo importante com o Vitória de Guimarães (oitavos de final da Taça de final)
“Claro que é importante voltarmos a fazer o que tínhamos conseguido no início da época. Mostrámos mais uma vez que temos uma equipa com muita qualidade e também trabalhámos muito. Queria agradecer aos adeptos que estiveram aqui, estou muito feliz.”
Felicidade por jogar nos Açores (é natural do Faial): “É sempre especial voltar ao arquipélago. Fiquei feliz por ser aplaudido quando saí do jogo.”
João Costinha, jogador do Santa Clara, na flash interview à Sport tv após a derrota frente ao Sporting de Braga, por 4-0, num jogo que marcou o regresso aos relvados 16 meses depois de uma lesão no tendão de Aquiles:
«Para lá do jogo, é um dia muito marcante para mim. Contra todas as expectativas – tive médicos a dizerem-me que não voltaria a jogar -, depois de um período muito complicado, cheio de contratempos, com três operações. É uma vitória para mim e para a minha família. A eles, a todos os corpos técnicos, aos fisioterapeutas, do Santa Clara e os pessoais, dedico este dia. Ajudaram-me bastante para estar aqui hoje a fazer 90 minutos. Eles também merecem isto, ajudaram-me muito neste regresso e dedico-lhes a exibição.»
Ficha de jogo
Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Santa Clara – SC Braga, 0-4.
Ao intervalo:
Marcadores:
0-1, Ricardo Horta, 15 minutos.
0-2, Medeiros, 16 minutos.
0-3, André Horta, 53 minutos.
0-4, Ricardo Horta, 80 minutos.
Equipas:
– Santa Clara: Gabriel Batista, Quintilla, Boateng, Tassano, Sagna (Calila, 62), Adriano (Bobsin, 72), Costinha, Gabriel Silva, Bruno Almeida (MT, 62), Ricardinho (Rildo Filho, 46) e Tagawa (Matheus Babi, 46).
(Suplentes: Ricardo Fernandes, Calila, Rodrigo Valente, Paulo Henrique, MT, Rildo Filho, Matheus Babi, Ítalo e Bobsin).
Treinador: Mário Silva.
– Braga: Matheus, Victor Gomez, Niakaté, Paulo Oliveira, Sequeira (Cristian Borja, 83), Al Musrati, Racic (Castro, 88), André Horta (Vitinha, 68), Medeiros (Rodrigo Gomes, 83), Ricardo Horta e Abel Ruiz (Banza, 83).
(Suplentes: Tiago Sá, Tormena, Rodrigo Gomes, Banza, Bruno Rodrigues, Cristian Borja, Hernani, Castro e Vitinha).
Treinador: Artur Jorge.
Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vitinha (82 minutos) e Bobsin (87).
Assistência: 1.591 espetadores.