Depois de 2023 ter arrancado com uma subida dos preços nos combustíveis, quer na gasolina 95 quer no gasóleo, a partir da próxima segunda-feira os preços, na segunda semana do ano, devem manter-se inalterados: “A evolução das cotações em euros aponta para que os preços da gasolina 95 e do gasóleo não subam ou desçam”, indicou fonte de uma daas principais petrolíferas nacionais à ‘Multinews’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados vão seguir a tendência do mercado, com uma “subida de 0,0095 euros na gasolina 95. O gasóleo registará uma subida de 0,0025 euros”, avançou outra fonte.

As últimas semanas de 2022 tinham ficado marcadas pelo recuo no preço dos combustíveis, com gasolina e gasóleo já a serem vendidos a valores pré-guerra da Ucrânia, tendência que 2023 veio contrariar, embora de forma ligeira.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,597 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,659 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo encontra-se na 20ª posição do ranking europeu.

Segundo dados europeus, tanto o preço do gasóleo como da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,772 e 1,674 euros, respetivamente.