Isabel Gomes Sarmento, natural de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, tinha celebrado 112 anos de idade a 27 de dezembro.

Morreu Isabel Gomes Sarmento, a mulher mais velha de Portugal, na quinta-feira, aos 112 anos. O aniversário tinha sido cumprido no passado dia 27 de dezembro, dia que, conforme o Notícias ao Minuto noticiou, celebrou rodeada pela família, e sem dispensar um cálice de vinho do Porto.

A idosa, natural de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu e nascida no Brasil, filha de emigrantes, vivia em Amarante. Foi lá, no Hospital de Amarante, onde estava internada, desde segunda-feira, no seguimento de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que acabou por morrer.

A informação foi confirmada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, através do Facebook, referindo ainda que o funeral vai realizar-se nesta sexta-feira, às 15h00, no cemitério de Vila da Rua.

Isabel nasceu no ano da Implantação da República, em 1910. Teve cinco filhos – quatro raparigas e um rapaz.

“Aprendeu a costurar, a fazer croché, as lides domésticas, gostava de dançar, de conversar, tinha bom coração, porém, ninguém a torcia. No leva e traz do quotidiano conheceu o homem da sua vida: António Gomes Cardia”, alfaiate de profissão, segundo indicou o Município de Moimenta da Beira, no dia do seu último aniversário.