Operações de limpeza de estradas devido à neve e gelo, espalhamento de sal ou o apoio à população mobilizaram hoje bombeiros e elementos de Proteção Civil de vários concelhos do distrito de Vila Real.

A meio da tarde de terça-feira começou a cair neve com intensidade em vários municípios do distrito de Vila Real que hoje acordaram com a paisagem pintada de branco.

As escolas de Montalegre e Vila Pouca de Aguiar encerraram, Boticas suspendeu os transportes escolares e, em municípios como Ribeira de Pena, Mondim de Basto ou Sabrosa, os autocarros escolares não circularam em determinadas zonas dos concelhos.

Por causa da neve e do gelo, foram muitos os operacionais dos serviços municipais de Proteção Civil e bombeiros mobilizados para as mais variadas operações que foi necessário fazer durante todo o dia.

“Além da manutenção do socorro, das limpezas das vias e da aplicação de sal, fizemos ainda o apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) na distribuição de alimentação e do serviço domiciliário e ajudamos a garantir que as extensões do centro de saúde pudessem fazer as visitas domiciliárias das equipas médicas e de enfermagem”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Salto, no concelho de Montalegre.

O objetivo foi, frisou, que os “serviços estruturais não parassem e as populações não ficassem isoladas”.

Mas, acrescentou, ainda foi preciso realizar alguns serviços de reboque e desempanagem e dar apoio, na limpeza de vias, aos concelhos de Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Boticas.

Os bombeiros de Salto estiveram no terreno durante a madrugada, todo o dia de hoje e vão, ainda, monitorizar e estar de prevenção na próxima noite.

Hernâni Carvalho disse que, ao final desta tarde, estavam 22 operacionais envolvidos nas operações.

“Pelo menos há três anos que não tínhamos uma nevada com esta intensidade. Ainda bem que tivemos, sabemos que é importante para o nosso equilíbrio ambiental e que faz falta às nossas terras, mas dá muito trabalho e causa muitos constrangimentos”, referiu.

Em Sabrosa, os bombeiros de Provesende estiveram, segundo o comandante José Silva, desde as 4:30 e as 12:30 a espalhar três toneladas de sal para que as estradas ficassem transitáveis.

Marco Sequeira, da Proteção Civil municipal deste concelho, disse que os transportes escolares não se efetuaram da parte norte do concelho “não se efetuaram devido à dificuldade de circulação dos autocarros nas vias que estavam geladas”.

“Mesmo depois de termos feito o espalhamento de sal na via, os autocarros não conseguiam subir, estava um gelo muito forte”, referiu, salientando que o gelo foi a principal dificuldade.

Em trabalhos de limpeza de estradas estiveram também os operacionais de Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto, Chaves, Valpaços ou Vila Real e as concessionárias das autoestradas que atravessam o distrito colocaram limpa-neves nas vias.

A Proteção Civil de Mondim de Basto informou que as Unidades Municipais de Ação Social e Educação estiveram em coordenação no auxílio às aldeias afetadas pela neve e que, neste município, alunos do Barreiro e de Varzigueto ficaram em casa.

Portugal continental esteve desde segunda-feira a ser afetado pela depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias com previsão de baixas temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima, tendo sido emitidos avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para o distrito de Vila Real foi emitido um aviso amarelo devido à queda de neve entre terça-feira e hoje.