Menino diagnosticado com tumor após alerta da escola. Terá um ano de vida

Segundo o pai da criança, o menino fará radioterapia, de modo a aumentar o seu tempo de vida. Contudo, face ao diagnóstico, a família está a tentar criar o máximo possível de “memórias especiais”.

m menino de seis anos foi diagnosticado com um tumor cerebral raro, tendo-lhe sido dado apenas um ano de vida, depois de os professores terem dado conta de uma mudança alarmante num dos seus olhos.

Em dezembro, Chelsea, a mãe de Jayden Lamertonde, terá recebido uma chamada da escola, em Plymouth, no Reino Unido, a informar que o olho do seu filho se tinha “virado para dentro”. Visto por um médico, foi confirmado que a visão do menino estava normal. Contudo, uma ressonância magnética mostrou que a criança tinha um tumor cerebral raro, conhecido como glioma pontino intrínseco difuso (DIPG, na sigla em inglês), o que o deixa com cerca de um ano de vida.

“Ele estava bem e não havia nada de errado com ele. Depois, descobrimos. O Hospital de Bristol disse que não tem um caso de DIPG há dois anos, e agora o meu filho tem-no”, confessou Jamie, pai de Jayden, ao Liverpool Echo.

“O meu coração foi pisado e estamos todos a sofrer. […] É difícil digerir que ele poderá não ver o seu próximo aniversário”, complementou.

Segundo Jamie, o menino fará radioterapia, de modo a aumentar o seu tempo de vida. Contudo, face ao diagnóstico, a família está a tentar criar o máximo possível de “memórias especiais”.

“Nenhuma família devia passar por isto, há tanto que precisamos e que queremos fazer no pouco tempo que nos resta. Queremos tornar os seus sonhos realidade”, disse.

Assim, a família criou uma angariação de fundos, através da plataforma GoFundMe, tendo como objetivo levar o menino a um jogo do Liverpool F.C. contra o Chelsea e, quem sabe, conhecer alguns jogadores. Até ao momento, foram angariadas 54.990 libras (cerca de 63 mil euros) do total de 60 mil libras (cerca de 68 mil euros).