Guerreiros voltaram a vencer na I Liga, seguindo a dois pontos do campeão.

O Sp. Braga venceu neste domingo o Marítimo por 2-1, em jogo da jornada 20 da I Liga. Os minhotos arriscaram chumbar no teste dos Barreiros, mas acabaram por tirar boa nota.

Aos 38 minutos, Brian Riascos abriu a contagem para a equipa da casa, que não pôde disfrutar da vantagem no marcador. Ao minuto 40, Banza restabeleceu a igualdade no marcador, o qual sofreu a cambalhota em cima do intervalo. Racic converteu uma grande penalidade e deu a vitória ao Sp. Braga.

Com este resultado, o Sp. Braga segue no terceiro lugar, agora com 46 pontos, menos dois que o FC Porto. Os minhotos não deixou os dragões fugirem na tabela depois de vencerem no Clássico frente ao Sporting. Já o Marítimo não consegue fugir à zona de despromoção, seguindo com 13 pontos no 17.º lugar.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Braga, após a vitória em casa do Marítimo (1-2), para a ronda 20 do campeonato.

A vitória: “É muito importante sair daqui com os três pontos. As minhas primeiras palavras são para os os nossos adeptos, entre 300 a 500, que estiveram aqui. Ainda os ouço cantar. Seremos sempre mais fortes com o apoio deles.”

Reviravolta: “A nossa reação ao golo sofrido permitiu-nos levar daqui os três pontos. Tivemos uma entrada no jogo algo apática e a verdade é que o Marítimo esteve por cima nesses momentos, acabando por chegar ao golo. Tivemos uma reação imediata fruto da nossa insistência e do caráter destes jogadores. A partir daí fomos mais equipa e chegámos à vantagem ainda na primeira parte. No segundo tempo controlámos mais o jogo, mas sempre com o objetivo de chegar à baliza contrária para chegar ao terceiro golo. Foi uma vitória justa por aquilo que os jogadores fizeram.”

Marítimo: “Sabíamos que o Marítimo iria ter uma entrada forte para nos condicionar, e foi isso que aconteceu. É com estranheza que vejo esta equipa do Marítimo nesta posição na tabela, porque tem jogadores para mais. Equilibrámos a intensidade a partir do meio da primeira parte e, quando assim acontece, estamos mais perto daquilo que somos. Quando chegámos à vantagem, não me recordo de concedermos mais oportunidades ao adversário.”

Declarações de João Penedo adjunto de José gomes foi que analisou o a derrota em casa do Marítimo (1-2)

«Em primeiro lugar, quero deixar uma palavra aos nossos adeptos, tínhamos o estádio quase cheio e vamos precisar muito deles até final. Entrámos muito bem no jogo, com bola, a pressionar bem, conseguimos criar oportunidades, temos de melhorar na finalização, é verdade, mas conseguimos fazer um golo e passado pouco tempo sofremos o empate. Analisando esse lance, há aspetos que precisamos de melhorar. Depois, sofremos o segundo, mas voltámos a entrar bem na segunda parte e acho que a equipa, pelo que fez, pelo que procurou, merecia muito mais do que este resultado», considerou o técnico adjunto dos leões do Funchal.

Otimista e confiante, João Penedo deixou uma garantia sobre o futuro do clube, em risco de descida: «Desde o primeiro minuto até final, a equipa trabalhou muito, esteve muito concentrada e com esta equipa, com os jogadores a trabalhar como o têm feito diariamente nos treinos, não temos dúvidas de que o Marítimo vai ficar na Liga.»

Quanto às expulsões de José Gomes e Edgar Costa, o técnico adjunto afirmou: «O nosso capitão e o nosso treinador foram expulsos, mas, com franqueza, não percebi muito bem os motivos para as expulsões. Não quero falar de arbitragens.»

RACIC, médio do Braga, no final do encontro com o Marítimo (1-2), da 20ª jornada da Liga Bwin.

Reação ao triunfo: “Foi um jogo muito difícil, mas somamos três pontos muito importantes para continuarmos o que queremos. Estou muito feliz por ajudar a equipa. Queria agradecer ainda aos nossos adeptos que estiveram aqui.”

“Sofremos o primeiro golo, depois despertámos e conseguimos a reviravolta antes do intervalo. No balneário falámos, corrigimos algumas coisas e estivemos muito melhor.”

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Marítimo – SC Braga, 2-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Riascos, 38 minutos.

1-1, Banza, 40.

1-2, Racic, 45+3 (grande penalidade).

Equipas:

– Marítimo: Makaridze, Cláudio Winck, Zainadine, René Santos, Vítor Costa, Val Soares (Edgar Costa, 81), Beltrame (Chucho Ramírez, 62), Bruno Xadas (João Afonso, 81), André Vidigal, Pablo Moreno (Félix Correia, 72) e Riascos (Leo Pereira, 62).

(Suplentes: Marcelo Carné, Moisés Mosquera, Matheus Costa, Chucho Ramírez, Edgar Costa, Félix Correia, João Afonso, Paulinho e Leo Pereira).

Treinador: José Gomes.

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Niakaté, Cristian Borja (Nuno Sequeira, 74), Racic, Castro, André Horta (Rodrigo Gomes, 46), Pizzi (Abel Ruiz, 57), Álvaro Djaló (Bruma, 74) e Banza (Pedro Santos, 90+4).

(Suplentes: Tiago Sá, Tormena, Serdar, Nuno Serqueira, Rodrigo Gomes, Abel Ruiz, Joe Mendes, Bruma e Pedro Santos).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rodrigo Gomes (78), Cláudio Winck (78), Edgar Costa (dois aos 83), José Gomes (83), Matheus (84) e Nuno Sequeira (90+2). Cartão vermelho por acumulação a Edgar Costa (83).

Assistência: 9.938 espetadores.