Aston Villa anuncia acordo para comprar 46% da SAD do Vitória SC

Sócios do clube vitoriano terão que aprovar encaixe imediato de 5,5 milhões de euros.

Aston Villa anunciou, esta terça-feira, que o fundo V Sports S.C.S., liderado por Nassef Sawiris e detentor do clube inglês, chegou a um acordo para a compra de 46% das ações da SAD do Vitória SC. Também o emblema português já confirmou o acordo, revelando que garante um “encaixe imediato de 5,5 milhões de euros”, ainda que o mesmo acordo fique agora pendente da aprovação dos sócios. 

“Esta operação está pendente de aprovação dos associados em Assembleia Geral (a agendar brevemente), conforme compromisso eleitoral assumido pelo Presidente do Clube, sem prejuízo de, até à data da Reunião Magna, se realizarem sessões de esclarecimento sobre o tema”, pode ler-se na nota oficial do Vitória SC, prosseguindo com mais explicações. 

“A validação associativa desta operação mantém o Vitória SC como acionista maioritário da sociedade desportiva (apenas 3,16% do capital social está disperso por pequenos acionistas), sendo que o Conselho de Administração passará a ser composto por três administradores da Vitória Sport Clube, Futebol SAD e dois afetos ao fundo V Sports S.C.S. Em resultado do pré-acordo estabelecido, o futuro parceiro da SAD suportará o investimento de dois milhões de euros em infraestruturas, a aplicar em dois anos, tornando ainda possível uma linha de crédito até 20 milhões de euros, com taxa de juro sob condições preferenciais”, explica o clube presidido por António Miguel Cardoso. 

Aston Villa e o acordo com o Vitória SC: “Foi componente crucial..”

Após confirmado o acordo, Nassef Sawiris, proprietário do clube inglês e proprietário do fundo V Sports, deixou elogios à visão do presidente do Vitória SC, António Miguel Cardoso.

“A V Sports tem o prazer de ser parceira do Vitória Sport Clube. As negociações, que têm vindo a decorrer há quase dois anos, progrediram graças aos passos positivos dados pela nova equipa de gestão liderada por António Miguel Cardoso, cuja energia e visão tem sido uma componente crucial para se chegar a este acordo”, disse o magnata egípcio, citado pelo site oficial do Aston Villa.

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, também deixou umas palavras sobre o negócio: “Desde a primeira reunião que percebemos que o senhor Nassef Sawiris é um homem de compromissos sérios e disponível para ser o parceiro certo que o Vitória precisa neste momento importante da nossa história”.