O Financial Times destacou esta Quinta-feira, 16 de Fevereiro, Braga como melhor cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes.

Esta é a terceira vez que Braga surge no ranking da revista FDI, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do quinto lugar alcançado neste mesmo ranking, em 2022, Braga consegue, para 2023, subir cinco posições e chegar ao pódio, em igualdade com Wolverhampton.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, esta distinção comprova “o êxito do trabalho desenvolvido pela InvestBraga, no apoio a empresários locais, mas também na captação de investimento para o Concelho”.

“Chegar ao topo deste ranking mostra, também, a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido, por exemplo, através dos nossos embaixadores empresariais”, destaca o Autarca.

Tal como no ranking do último ano, também agora Braga é um dos destaques do suplemento da revista FDi, contando com uma página dedicada à promoção das condições que a cidade oferece às empresas e ao talento.

“Esta distinção vem comprovar a relevância do concelho na Europa. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento que irá, com certeza, atrair novos negócios para a nossa região”, sublinha o administrador da InvestBraga, Carlos Silva, convencido de que o feito poderá ser repetido no futuro.

A oferta de excelentes condições para o estabelecimento de empresas levou a que projectos iniciados em Braga tenham chegado a mercados internacionais altamente competitivos, tais como a DST, Casais, e, no sector tecnológico F3M, Primavera, UTrust, PeekMed, e Nutrium, entre outros. A par destes, o estabelecimento de grandes empresas transnacionais contribuiu também para o boom económico de Braga, aumentando também a retenção de talentos altamente qualificados. Bosch Car Multimedia, com sede em Braga, APTIV, Accenture, Webhelp, Fujitsu e TX Services são alguns exemplos de empresas tecnológicas com forte presença na cidade que têm demonstrado uma grande capacidade de contratação de recursos humanos, contribuindo para as elevadas taxas de empregabilidade registadas em Braga.

O ranking agora divulgado dá relevância, ainda, a mais duas cidades portuguesas. Porto alcançou a primeira posição na categoria de cidades de grande dimensão. Lisboa aparece na quinta posição na categoria de capital humano e estilo de vida.

Barcelona, em Espanha, foi considerada a melhor cidade de futuro, no que respeita a cidades com mais de 750 mil habitantes, enquanto Limerick, na Irlanda, ficou em primeiro lugar no que toca a microcidades.