A Universidade do Minho realiza a cerimónia do seu 49º aniversário a 18 de fevereiro, pelas 10h30, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

A sessão prevê as intervenções do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e da presidente da Associação Académica da UMinho, Margarida Isaías.

Como este ano se cumprem 50 anos sobre a publicação do Decreto-Lei que criou a UMinho, datado de 11 de agosto de 1973, na cerimónia vai ser ainda apresentado o programa de Comemorações do Cinquentenário. O programa e a imagem dos 50 Anos da UMinho vão ser divulgados pelo presidente da sua comissão organizadora, João Cardoso Rosas, que é também professor e presidente da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.

A cerimónia inclui ainda o tradicional cortejo académico, vários vídeos institucionais, a entrega de diplomas e prémios de mérito, bem como o título de professor emérito a José Viriato Capela e Manuel Pinto. Os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, sob a direção do maestro Cosme Campinho.