Carnaval com aguaceiros, poeiras do Saara e temperatura de Primavera

O Carnaval promete temperaturas acima da média para esta fase do ano mas também chuva e aviso de poeiras na atmosfera.

De acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), “Portugal continental vai estar condicionado nos próximos dias de uma depressão dominante que se situa a sudoeste do país”, explicou o meteorologista Bruno Café, à ‘Multinews’, pelo que é expectável maiores períodos de nebulosidade na zona sul.

“A partir de dia 18 (sábado), contamos com períodos de aguaceiros, sobretudo no Sul e Centro do país – com probabilidades de entre 40 e 60% – tal como no domingo, embora menos provável”, referiu. “A partir de segunda-feira, e durante 3ª feira de Carnaval, vai estender-se por todo o país.”

No entanto, referiu o meteorologista, “vai haver zonas em Portugal continental sem precipitação, os aguaceiros serão muito localizados”.

No que diz respeito ao vento, vai soprar do quadrante leste, com mais intensidade no Algarve e nas zonas altas do país.

“A depressão que vai dominar Portugal continental nos próximos dias vai ser responsável pelo transporte de poeiras na atmosfera, proveniente do norte de África (Saara) – sobretudo a partir de sábado -, embora sem grande concentração. Vai ser um fenómeno extensível a todo o país, mas mais provável no Sul”, relatou Bruno Café.

Mas também há boas notícias: a temperatura vai estar acima da média para esta fase do ano, com máximas esperadas de entre 17 e 24 graus, embora o efeito da depressão tenham ainda de ser reavaliados.

“As mínimas vão oscilar entre os 8 e os 13 graus no Litoral e entre os 6 e os 9 no Interior. Vão ser ligeiramente mais baixas no Interior Norte e na Beira Alta, entre os 3 e os 6 graus de temperatura mínima. Já as temperaturas máximas vão ser superiores ao normal para a época, situando-se entre os 17 e os 24 graus na maioria do território continental”, explicou.

De acordo com o site do IPMA, até 3ª feira de Carnaval, Braga pode contar com temperaturas máximas entre os 24, na sede de distrito, e os 18, em Esposende. Já quanto às mínimas, oscilam entre os 6, de Braga, e os 9, de Esposende e Famalicão.

Lisboa pode esperar temperaturas entre os 9 e 21 graus. Já o Porto vai oscilar entre os mesmos valores.

 Para Faro é expectável que o termómetro vá desde os 11 e 20 graus.