Francês de 44 anos partiu o tornozelo durante prática de canyoning em Ponte da Barca. Resgate exigiu travessia de cascatas com maca.

Um homem de 44 anos, de nacionalidade francesa, foi resgatado pela GNR na passada terça-feira, após sofrer uma fratura no tornozelo esquerdo durante uma atividade de canyoning no rio Carcerelha, em Ponte da Barca, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Segundo informação divulgada esta quinta-feira pela Guarda Nacional Republicana (GNR), o acidente ocorreu “durante uma manobra de progressão em cursos de água”, numa zona remota e de difícil acesso, o que obrigou à intervenção do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG), pertencente à Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).

A operação de resgate durou cerca de três horas e envolveu complexas manobras com cordas, devido ao terreno acidentado. A vítima foi colocada numa maca e transportada através de três cascatas e um trilho pedestre, até ser entregue aos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, que prestaram os primeiros cuidados médicos no local.

Durante o resgate, os militares procederam à estabilização e à regulação da temperatura corporal do ferido, realçando-se a exigência técnica da missão. A operação contou ainda com o apoio de dois outros praticantes de canyoning que acompanhavam o cidadão francês.

A GNR deixou um apelo à prudência na prática de atividades de aventura em meio natural, sublinhando “a importância de uma preparação adequada, tendo em conta as condições meteorológicas e a utilização de equipamento apropriado, com o objetivo de prevenir situações de risco”.

Este resgate bem-sucedido ilustra mais uma vez a complexidade das operações de socorro em zonas montanhosas e o papel crucial das equipas especializadas da GNR no apoio a atividades em ambientes de difícil acesso.