Porta-voz do Vaticano confirmou a notícia.

O Papa Francisco vai ter alta do Hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira.

“A equipa de saúde que acompanha o Papa Francisco confirmou a alta do Santo Padre do Policlinico Gemelli na manhã de amanhã, sexta-feira, 16 de junho”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

A decisão foi tomada pelo conselho da equipa médica, após uma evolução clínica “regular” do jesuíta argentino de 86 anos.

O Sumo Pontífice, recorde-se, foi sujeito a uma cirurgia abdominal por risco de obstrução intestinal, na passada quarta-feira.

A intervenção cirúrgica foi considerada necessária pelo agravamento dos sintomas apresentados pelo Papa e obrigou a “vários dias” de hospitalização, tendo todas as suas audições sido canceladas até, pelo menos, 18 de junho.

“A equipa médica informa que o Papa Francisco descansou bem durante a noite. O período pós-operatório prossegue regularmente. As análises hematoquímicas são normais. [O Papa] deixará a Policlínica Gemelli sexta-feira de manhã”, nove dias após a operação, acrescentou Bruni.

Hoje, o Papa agradeceu a todo o pessoal da clínica Gemelli, conhecida como o “hospital dos papas”, no mesmo quarto do 10.º andar que João Paulo II utilizou em muitas ocasiões, pelos cuidados prestados nos últimos dias e visitou os departamentos de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Pediátrica do hospital.

Na quarta-feira à noite, Jorge Bergoglio jantou com o pessoal que o assistiu desde a operação.

Quarta-feira, o gabinete de imprensa do Vaticano disse que a evolução clínica do Papa estava a decorrer regularmente após a sua cirurgia de 07 deste mês, e que a equipa médica estava “a planear a sua alta para os próximos dias”.

“O Papa dedicou-se às suas atividades de trabalho [na manhã de quarta-feira]. Antes do almoço, dirigiu-se à capela do seu quarto privado, onde passou um tempo em oração e recebeu a Eucaristia”, acrescentou o Vaticano.

A saúde do Papa tem sido objeto de debate desde que este deixou claro que estaria disposto a resignar se uma doença o impedisse de fazer o seu trabalho, tal como aconteceu com o seu antecessor, Bento XVI, em 2013.

O Papa tem padecido de cataratas, dor ciática e a uma artrose no joelho direito que o obrigou a usar uma cadeira de rodas em muitas ocasiões.

Após a operação ao cólon a 04 de julho de 2021, reagiu às especulações: “Ainda estou vivo, alguns prelados queriam que eu morresse, já estavam a preparar o conclave [para eleger um sucessor]”.

Francisco foi operado aos pulmões aos 21 anos e tem sofrido de problemas nas ancas e nos joelhos, sendo regularmente obrigado a reduzir a sua agenda devido a problemas de saúde.