Mudança drástica de tempo prevista para Portugal nos próximos dias. Depois de um período de temperaturas quentes dignas de verão, os termómetros começam a descer e o céu fica cada vez mais encoberto, podendo até ocorrer chuva no final da semana.

Para esta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica temperaturas máximas em Santarém de até 26ºC, 24ºC em Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, 23ºC em Leiria, 22ºC em Braga, Castelo Branco, Sines e Sagres, 21ºC no Porto e Aveiro, e 20ºC em Vila Real e Portalegre. No entanto, a maioria das regiões do continente terá máximas abaixo dos 20ºC, com a Guarda a registar apenas 16ºC de máxima e 4ºC de mínima.

Nos Açores, as temperaturas variarão entre 19ºC e 14ºC, com céu parcialmente nublado, enquanto na Madeira os termômetros atingirão até 26ºC de máxima e mínimas de 17ºC, com nuvens altas.

No dia do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, o sol brilhará apenas na Madeira, com máximas de 25ºC e mínimas de 16ºC. Nos Açores, o cenário será semelhante ao dia anterior. Em Portugal Continental, o céu ficará parcialmente nublado, com previsões de chuva para Aveiro e Braga, e uma queda significativa nas temperaturas.

No Porto, as máximas não devem ultrapassar os 17ºC, enquanto em Lisboa chegarão aos 20ºC. Faro será o distrito mais quente, com 24ºC de máxima, enquanto a Guarda será o mais frio, com apenas 12ºC.

O final da semana será marcado pela chuva, exceto nas ilhas. Nos Açores e Madeira, o céu estará nublado, com temperaturas máximas em torno dos 20ºC.