Participação dos vimaranenses foi superior ao ano transato. As informações das propostas admitidas estão disponíveis na plataforma do OP (op.cm-guimaraes.pt).

A Câmara Municipal de Guimarães registou a entrada de 27 propostas para o Orçamento Participativo de 2018, superando a participação do ano anterior (23 propostas). Cumprido o período de análise técnica, período de reclamações e ainda o período da decisão sobre as reclamações, foram admitidas 17 propostas. Foram consideradas “não elegível” dez das propostas submetidas ao Orçamento Participativo.

Foram apresentadas 13 propostas na área da Sustentabilidade Ambiental, 8 propostas na área do Voluntariado e Solidariedade e 6 propostas na área da Cultura.

O calendário para o Orçamento Participativo 2018 é composto por oito fases. A apresentação das propostas decorreu até ao dia 4 de maio. Seguiu-se a análise técnica das propostas entre de 7 de maio a 28 de junho e ainda o período de reclamações (2 a 13 de julho) e decisão sobre as reclamações (16 a 20 de julho).

As propostas estão disponíveis na plataforma do OP em op.cm-guimaraes.pt, cuja votação (online e SMS) decorrerá entre 3 de setembro a 4 de outubro de 2018 (18:00 h). O anúncio público dos projetos vencedores está previsto entre 10 e 28 de outubro.

Relativamente ao OP Escolas, o processo decorre em paralelo com a iniciativa geral, ressalvando as devidas adaptações do calendário escolar. Após a receção das propostas dos 14 agrupamentos e das escolas secundárias, regista-se a entrada de 44 propostas distribuídas pela temática do Ambiente e Sustentabilidade (35) e Voluntariado e Solidariedade (9).