A Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho estão a trabalhar em conjunto para encontrar residências para alojar alunos e docentes do ensino vimaranense.

A Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho estão a trabalhar em conjunto para encontrar residência para alojar alunos e docentes do ensino vimaranense.

Segundo Mauro Fernandes, membro do senado da Universidade do Minho, o governo “apenas apoia programas de requalificação de edifícios devolutos ou desocupados para a reconstrução de residências”. Desse modo, a mesma fonte assegura que a Universidade “tem bastantes edifícios, mas nenhum se encontra nessas condições”.

“Em Guimarães, há professores e estudantes que estão na Universidade a estudar e a trabalhar, mas vivem em Braga, porque mesmo assim é mais rentável. Temos de ter alguma capacidade de assegurar mão de obra qualificada e garantir a vontade de viver cá”, afirma.

Ao que o Mais Guimarães apurou, o presidente do município vimaranense, Domingos Bragança, e o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, pretendem requalificar edifícios devolutos para a reconstrução de residências. Os dois responsáveis já abordaram o assunto aquando a visita às obras de reperfilamento da rua de Francos e novo acesso ao campus de Azurém da Universidade minhota, no dia 10 de abril.

O Mais Guimarães sabe que existe a disponibilidade da Câmara Municipal em apoiar a Universidade do Minho. Contactada pelo Mais Guimarães, a autarquia entendeu não se pronunciar.