SC Braga esboçou sorriso, mas colocou ‘Viola’ no saco e disse adeus à Europa

Bracarenses não conseguiram anular a derrota pesada da primeira mão, mas deixam uma boa imagem com a exibição em Florença. Despedem-se da Europa com uma derrota combinada por 7-2.

O Sporting de Braga está eliminado das provas europeias. Depois de ter caído na fase de grupos da Liga Europa, os minhotos tiveram o mesmo destino na Liga Conferência Europa e fecharam esta quinta-feira a prestação nas competições continentais com uma derrota na casa da Fiorentina, por 2-3.

Castro (17 minutos) e Álvaro Djaló (34′) ainda fizeram sonhar os adeptos dos minhotos com a reviravolta nesta eliminatória, mas a Fiorentina fez valer a superioridade já demonstrada na primeira mão e deu a volta com golos de Mandragora (37 minutos), Saponara (58 minutos) e de Arthur Cabral (83′). É o adeus do Sporting de Braga à Europa com uma derrota combinada por 7-2 no conjunto das duas mãos.

Com a derrota por 0-4 trazida da primeira mão, que só poderia ser anulada quase com um milagre, Artur Jorge optou, certamente, por pensar no dérbi diante do Vitória SC na próxima segunda-feira e fez muitas alterações na equipa inicial.

Ainda assim, e apesar desta rotatividade, o Sporting de Braga começou melhor a partida e aos 17 minutos já vencia com um golo de Castro. À entrada da área, o médio encheu o pé e começou a desenhar aquele que poderia ser um milagre para os minhotos.

O que parecia uma miragem tornou-se mais possível quando, aos 34 minutos, o espanhol Álvaro Djaló relançou a eliminatória com o segundo do Sporting de Braga em Florença.

Mas a reviravolta bracarense foi anulada prontamente pela equipa da casa. Aos 37 minutos, Mandragora aproveitou a passividade da defesa minhota, apareceu solto na pequena área e reduziu distâncias no Artemio Franchi. E a segunda parte não podia ter começado pior para os visitantes.

Corria o minuto 49 quando a Fiorentina assinou o empate. Arthur Cabral, que já tinha marcado dois golos em Braga, correspondeu a cruzamento da direita de Terzic, feito com o pé esquerdo, e desviou na direção da baliza. Tiago Sá ainda se atirou para defender tirando a bola da baliza praticamente na linha. O golo foi indicado de imediato pela tecnologia da linha de baliza.

Mas os sorrisos dos italianos duraram pouco. É que o árbitro do encontro foi chamado pelo vídeoárbitro para conferir este lance. O juiz foi ver as imagens e decide anular o golo à formação viola. Porém, a vantagem bracarense no encontro durou pouco menos do que dez minutos.

Aos 58 minutos, e num lance de contra-ataque letal da Fiorentina, Bonaventura saiu com classe da pressão no meio-campo adversário, serviu o italiano Saponara e o avançado rematou de primeira para o poste mais distante da baliza defendida por Tiago Sá. A reação minhota foi anulada e o Braga precisava, agora, de quatro golos para igualar a eliminatória.

A equipa de Artur Jorge, que chegou a pensar que conseguiria remontar a eliminatória, caiu na dura realidade já nos dez minutos finais quando os italianos deram a volta ao marcador. O brasileiro Arthur Cabral voltou a marcar diante dos bracarenses e assinou o resultado final aos 83 minutos. O jovem Rodrigo Gomes podia, ainda, ter empatado o encontro já perto do fim, mas o guarda-redes Sirigu anulou o cabeceamento com uma grande parada.

É, assim, o adeus do Sporting de Braga às provas europeias. Os minhotos têm, agora, pela frente o dérbi minhoto diante do Vitória SC na segunda-feira, assim como as meias-finais da Taça de Portugal.

Momento do jogo: O golo de Mandragora já perto do intervalo deitou por terra a reação dos minhotos. A equipa portuguesa tinha estado bem até então, e até podia ter ido para o intervalo a vencer por 2-0, mas um erro defensivo deu a possibilidade dos italianos se relançarem na eliminatória. A cambalhota da formação viola acabou por surgir no segundo tempo.

Fiorentina: Sirigu, Biraghi, Ranieri, Martínez Quarta, Dodô, Bianco, Mandragora, Bonaventura, Saponara, Arthur Cabral e Nico González.

Suplentes: Terracciano, Castrovilli, Jovic, Ikoné, Terzic, Duncan, Sottil, Amrabat, Barák, Brekalo, Igor e Kouamé.

Sporting de Braga: Tiago Sá, Joe Mendes, Niakaté, Paulo Oliveira, Borja, André Castro, Pizzi, Rodrigo Gomes, Djaló, Banza e André Horta.

Suplentes: Matheus, Victor Gómez, Serdar Saatçi, Sequeira, Abel Ruiz, Roger Fernandes, Racic, Ricardo Horta, Bruma, Gorby, Iuri Medeiros e Pedro Santos.