Braga vai ser palco das comemorações do centenário do CNE

Nos dias 27 e 28 de Maio, Braga vai receber as comemorações do centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE), juntando várias dezenas de milhar de escuteiros na Cidade. A ‘Festa do Centenário’, terá diversas actividades que serão realizadas em vários locais da Cidade, e inclui o ‘Fórum 100’, uma oportunidade de discussão e debate de ideias, cujas conclusões serão posteriormente apresentadas em Outubro, no congresso de encerramento das celebrações do centenário.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença este Sábado na apresentação do programa, que decorreu na sede regional de Braga do CNE, e destacou o trabalho realizado pelo Corpo Nacional de Escutas em benefício da sociedade. “É com muita satisfação que Braga recebe estas comemorações que vão trazer à Cidade milhares de escuteiros, oriundos de vários pontos do país. Ao longo destes 100 anos, o CNE tem realizado um importante trabalho em benefício da comunidade, contribuindo para promover os ideais escutistas entre os jovens e consolidar a sua formação para a vida”, referiu o Autarca, na sessão que contou também com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, e do chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria.

Do programa consta ainda a inauguração de um monumento evocativo do centenário do CNE, assim como a celebração eucarística e a sessão solene comemorativa do centenário.

“Um escuteiro entrega-se ao próximo em cada dia da sua vida. Esta é uma máxima que deve ser consolida e colocada sempre ao serviço das crianças e jovens, da missão do movimento escutista e do futuro da nossa comunidade. Este é o conceito que faz de todos nós agentes de mudança e construtores de uma sociedade melhor”, concluiu Ricardo Rio.

O escutismo é um movimento mundial, fundado em 1907, em Inglaterra, por Baden Powell, com o intuito de proporcionar aos jovens uma formação global, de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades. O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português foi fundado em Braga, a 27 de Maio de 1923, por iniciativa do Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e do co-fundador, Padre Avelino Gonçalves. Um século depois, a Associação dará agora corpo a um intenso programa, voltando a Braga para um icónico acontecimento.