Saiba qual é o método usado pelos burlões e esteja atento. As principais vítimas são os idosos.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) recorreu às redes sociais para alertar os cidadãos para burlas levadas a cabo por indivíduos que se fazem passar por funcionários da Segurança Social e cujos visados são, sobretudo, idosos.

“Se lhe baterem à porta para uma cobrança da Segurança Social desconfie e contacte a GNR”, começa por referir a força de segurança, numa publicação divulgada no Facebook.

A GNR indica que “idosos, que vivem em zonas isoladas, são o principal alvo deste tipo de burla”, que é levada a efeito por indivíduos “que se fazem passar por funcionários da Segurança Social, com o objetivo de furtar ou roubar as poupanças de uma vida”.

Um dos métodos utilizados passa por, “de forma credível”, bater à porta das vítimas, “fazendo crer que estas têm direito a um aumento na reforma, mas que primeiro têm que entregar todas as notas que têm em casa para serem trocadas, porque irão sair de circulação”.

A GNR alerta que a Segurança Social “não se dirige a casa dos cidadãos para solicitar a troca de notas ou cobrar qualquer valor monetário ou outro valor pessoal”.