O Vitória venceu este domingo o Santa Clara, por 3-1, em jogo a contar para a 23ª jornada da I Liga.

No Estádio de São Miguel, nos Açores, a formação vitoriana entrou bem no encontro e construiu uma vantagem segura de três golos na primeira metade. O primeiro golo apareceu ao minuto 22, por Alisson Safira. O mesmo avançado brasileiro bisou na partida, aos 30 minutos. A fechar a primeira parte, André Silva fez um ‘chapéu’ ao guarda-redes do Santa Clara e ampliou a vantagem. 

Já na segunda metade, o Santa Clara reduziu aos 66 minutos, por Rildo. O golo foi anulado por fora de jogo num primeiro momento, mas após ouvir o VAR, Manuel Mota reverteu a decisão. 

O jogo ficou ainda marcado pela estreia de Rafa, de 19 anos, na baliza vitoriana.

Com este resultado, o Vitória segue na 5ª posição, com 40 pontos. Na próxima jornada recebe o Arouca, em partida marcada para sábado, às 18h00.

Declarações do treinador do Vitória de Guimarães, Moreno Teixeira, na sala de imprensa, após o triunfo frente ao Santa Clara (1-3), na 23.ª jornada da I Liga:

«Na primeira parte, à exceção dos primeiros dez minutos, em que não entrámos bem e que eu não gostei – nem é o registo da nossa equipa – depois fomos nós. Uma primeira parte em que tivemos qualidade, reconheço também que tivemos a eficácia que noutros jogos não tivemos. Fizemos três golos e tivemos mais uma ou outra oportunidade, mas parece-me até, e tenho de ser justo, que é um resultado até exagerado para aquilo que o Santa Clara fez.»

«Na segunda [parte], este meu registo de não estar satisfeito é perceber que o nosso campeonato nos pode levar, mesmo tendo este tipo de resultado, a algum desconforto se não fossemos sérios e competentes. Não conseguimos ter a eficácia da primeira parte, mas no global acho que é uma vitória justa da melhor equipa e que nos faz ter 40 pontos. Nada mais do que isto.»

«Havendo mudança da equipa técnica da parte do adversário, nunca sabemos o que podemos encontrar. Durante a semana, foi focarmo-nos mais em nós e ver e reconhecer que do lado do Santa Clara há qualidade e há competência. Mas focámos em nós. A dificuldade de preparação do jogo [acontece] em todos, porque todas as equipas são competentes.»