Explosão foi sentida a mais de 2 quilómetros de distância

“Um dos meios do INEM que se deslocava para o local sofreu um acidente, desconhecendo-se ainda circunstâncias e se há feridos”, revelou o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.

Uma explosão num paiol da fábrica da Pirotecnia Minhota, instalada na freguesia de Santa Cruz do Lima, em Ponte de Lima, provocou, pelo menos, um morto. A informação é avançada à Radio Renascença por fonte da GNR de Viana do Castelo. A mesma fonte referiu que a vítima acabou por morrer quando ia a caminho do hospital.

Já o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, em declarações à agência Lusa esclarece que “a explosão do paiol onde se encontrava armazenado material pirotécnico foi sentida na freguesia de Cendufe, no concelho vizinho de Arcos de Valdevez”.

A distância entre a freguesia de Santa Cruz do Lima e a de Cendufe é de cerca de 18 quilómetros.

Marco Domingues adiantou que “um dos meios do INEM que se deslocava para o local sofreu um acidente, desconhecendo-se ainda circunstâncias e se há feridos”, sendo que já foram acionados mais meios de socorro para o local.

Às 14h13, encontravam-se no local 23 operacionais e nove viaturas.

Com mais de 120 anos existência, além da fábrica de fogo-de-artifício em Ponte de Lima, o proprietário daquela unidade tem um paiol fixo na ilha da Madeira.

O departamento de explosivos da PSP está a investigar as causas da explosão ocorrida num paiol da fábrica da Pirotecnia Minhota, em Ponte de Lima, adiantou o comandante dos bombeiros locais.

Carlos Lima adiantou que, além da PSP, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) também se vai deslocar ao local para investigar as causas do acidente de trabalho que vitimou um homem, com cerca de 40 a 50 anos.

O comandante dos Bombeiros de Ponte de Lima referiu que “o paiol ficou todo destruído” e disse “não ser a primeira” explosão na empresa.