Decorreu no passado fim de semana numa unidade hoteleira de Braga, a apresentação da Associação “Filhos da Memória”.

Na cerimónia de apresentação estiveram várias entidades, locais e empresas da região com especial destaque para António Salvador presidente do SC Braga, onde o clube bracarense pretende ajudar esta nova associação através do “Braga Solidária”.

Quem não poderia faltar na apresentação era a atriz Joana Brandão, a “madrinha” desta associação que segundo a mesma não poderia recusar o convite da Sofia Araújo. Confesso que desde o convite comecei a pensar nesta temática, até porque nós, que somos atores, a memória faz parte da nossa profissão. Fiquei sensibilizada e quis estar presente e ajudar», referiu a atriz, que aproveitou para ler um poema do escritor Alvaro de Campos, onde está bem patente o efeito da memória nos nossos dias.

Sofia Araújo explicou o objetivo da “Filhos da Memória” passa por dar apoio jurídico aos cuidadores nos apoios que o Estado dá aos cuidadores informais. «Os doentes já têm, felizmente, apoio do estado. Aqui queremos ajudar as famílias que precisam de ajuda para cuidar do doente. Desde apoio de psicologia, nutrição, entre outros. Queremos também ajudar famílias carenciadas», frisou, dando ainda nota doutro aspeto da associação: a ciência. «Vamos ter uma comissão da Doença da Alzheimer do pai leva à fundação da Associação Filhos da Memória Nuno Cerqueira visa ajudar os cuidadores dos doentes da alzheimer são científica para fazer um trabalho ponderado.

Nesta fase inicial quem quiser contactar e contribuir para a associação poderá dirigir-se à sede que está situada, na Junta de Freguesia de São Vivente, ou através das redes sociais, Facebook e Instagram, assim como através do endereço eletrónico, via mail, filhosdamemoria@gmail.com.

No final António Salvador aproveitou para referir que o SC Braga não poderia faltar a chamada e ajudar esta instituição:

“Em primeiro lugar queremos saudar a criação da associação “Filhos da memória”, estamos certos que irá desempenhar um papel importante na nossa cidade garantindo um suporte fulcral a todos os doentes e seus cuidadores que enfrentam grandes desafiados diariamente.

O SC Braga reconhece a importância do trabalho desenvolvido por estas associações de carater social, por esse motivo marca presença com o seu apoio de diversas formas através de ações desenvolvidas no âmbito do projeto SC Braga solidário.”

Questionado sobre o projeto SC Braga solidário, o líder arsenalista referiu que “Somos conscientes do papel de responsabilidade social que o nosso clube tem na nossa comunidade, como tal continuaremos a empenhar os nossos esforços para garantir que o SC Braga Solidário continue a ter um papel importante na área social seja através do apoio a associações ou instituições bem como no apoio direto a pessoas e famílias que se encontrem em situações de risco.”

https://m.facebook.com/watch/?v=862130687608542&_rdr