Empresário de Braga Bruno Macedo também está a ser investigado.

Decorre esta segunda-feira uma megaoperação da justiça que passa por buscas na cidade do Porto e também em Braga relacionadas com o mundo do futebol.

As buscas, que estão a ser levadas a cabo pela Autoridade Tributária e pelo Ministério Público, decorrem na casa de um dos filhos do presidente do FC Porto, Alexandre Pinto da Costa, em casa do empresário Pedro Pinho e num banco. A casa do presidente do FC Porto está também a ser alvo de buscas, avança a TVI24. Os investigadores estão também a realizar diligências no Estádio do Dragão.

Em causa está a venda dos direitos televisivos do FC Porto e o pagamento de uma comissão de 20 milhões de euros à empresa que mediou o negócio. As autoridades querem saber se parte desse dinheiro acabou na esfera familiar de Pinto da Costa.

Na altura, os dragões venderam os direitos televisivos até 2027 à então Portugal Telecom, à data presidida por Paulo Neves, por 500 milhões de euros.

O negócio foi intermediado pela BM Consulting, do empresário Bruno Macedo, um dos arguidos na operação Cartão Vermelho e preso na mesma altura que Luís Filipe Vieira. O empresário foi igualmente sujeito ao pagamento de uma caução para ficar em liberdade.

O jornal correio da Manhã avança que a empresa recebeu uma comissão de 20 milhões de euros pela mediação do negócio e que os investigadores suspeitam que Alexandre Pinto da Costa recebeu 2,5 milhões.

Recorde-se que Bruno Macedo é sócio de Pedro Pinho que no passado também foi sócio do filho do presidente portista.