Espaço celebra décimo aniversário no mês de Abril.

Ao longo dos últimos dez anos, o gnration recebeu 300 mil pessoas em mais de 1000 actividades de um programa centrado na música contemporânea, arte e tecnologia. O recorde foi atingido em 2019, com 65.359 espectadores. Os números foram anunciados hoje, dia 31 de Março, por Cláudia Leite, administradora da empresa municipal Teatro Circo, numa sessão que contou também com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Luís Fernandes, director artístico do gnration.

Em 2022, após as restrições impostas pelo período pandémico, o gnration registou já um total de 44 129 espectadores, número que se aproxima dos registos pré-pandemia e que se prevê ultrapassar no presente ano.

O espaço, actualmente gerido pela empresa municipal Teatro Circo de Braga, celebra o décimo aniversário neste mês de Abril. Como sublinhou Cláudia Leite, através de uma estratégia sustentada e de permanente abertura à comunidade, o gnration tem crescido e afirmou-se como um ´polo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos´, expondo-os a práticas artísticas relevantes à luz de uma perspectiva contemporânea e cosmopolita.

De acordo com Ricardo Rio, o gnration é um espaço de acolhimento de dinâmicas culturais diferentes das que a cidade tinha, desempenhando um ´papel essencial para ir ao encontro de outros públicos´. O edil salientou ainda o papel do espaço do ponto de vista da regeneração urbana e da criação de novos centros de vitalidade na cidade.

Para marcar o décimo aniversário, o gnration apresenta um programa para todo o mês que encerrará com o já habitual gnration open day (29 Abril) – um dia aberto de acesso gratuito que apresenta um programa composto por concertos, instalações, actividades de serviço educativo e visitas orientadas.