Jimmy P sensibiliza alunos e alunas povoenses para a violência no namoro online

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, a Vice-Presidente, Fátima Moreira, e o Vereador da Juventude, Ricardo Alves, participaram na apresentação do projeto pedagógico “O Digital é Real”, dinamizado pelo cantor Jimmy P, no âmbito do combate ao CyberBullying e Violência no Namoro.

Esta iniciativa decorreu no passado dia 30 de Março, no Pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, perante um público juvenil (alunos/as do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário), ansioso por ouvir este nome famoso do rap nacional.

Frederico Castro começou por agradecer aos parceiros desta iniciativa, ao cantor Jimmy P, à empresa Betweien, aos agrupamentos de escolas, bem como a todos/todas os/as que se mostraram disponíveis para fazer esta reflexão em conjunto, mas acrescentou: “Espero que todos/todas vocês, alunos e alunas, possam levar daqui alguma mensagem, depois ouvir o Jimmy P, mas a minha principal recomendação é que se afastem daquilo que vos faz mal, daquilo que não for bom nas vossas vidas, por que aquilo que não vos fizer bem não vos faz falta nenhuma”. 

O objetivo da vinda à Póvoa de Lanhoso deste rapper que faz parte das preferências musicais dos e das jovens estudantes, pretende lançar um alerta para os perigos da exposição digital, bem como para comportamentos abusivos nas relações de namoro. Estas situações que, na maioria das vezes, se desenvolvem de forma silenciosa e invisível, são, por isso, muito difíceis de identificar e de solucionar, mesmo para as pessoas que estão mais próximas, sejam os grupos de amigos ou mesmo os pais.

A violência nas relações de amizade, de namoro ou em ambiente escolar é um problema social cada vez mais preocupante, a par da utilização incorreta, mas cada vez mais generalizada, das novas tecnologias, que o período de pandemia tornou indispensável. Com o recurso cada vez mais massificado dos/das mais jovens a estes meios, torna-se imprescindível levar a efeito ações de alerta e prevenção para a violência que este meios podem veicular.