Uma delegação composta por representantes do Município de Braga e dos Transportes Urbanos de Braga, liderada pela vereadora Olga Pereira, realizaram uma visita a Taiwan.

Esta visita surgiu no âmbito da ´International City Partnerships: Acting for Green and Inclusive Recovery´, um projecto da União Europeia gerido pela Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

O projecto, implementado entre Outubro de 2021 e Março de 2023, tem origem num projecto piloto do Parlamento Europeu para o cumprimento dos compromissos internacionais articulados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Nova Agenda Urbana da ONU.

O objectivo do projecto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades participantes, através da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado e da identificação de políticas e programas inovadores. Em particular, procura desenvolver políticas e práticas em quatro temas prioritários da Agenda Urbana da UE: economia circular, transição energética, qualidade do ar e inclusão de migrantes e refugiados.

Ao longo do programa de visita de três dias, a cidade de Taoyuan apresentou várias boas práticas. Os representantes de Braga foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Chang San-Cheng, que manifestou a sua expectativa sobre a cooperação entre as duas cidades, não só focada no sector da mobilidade sustentável, mas também no alargamento a muitos outros sectores, como a Inteligência Urbana, Desenvolvimento Económico e até no Turismo.

Foram promovidas várias visitas dentro de um programa organizado pelo Departamento de Transportes da cidade de Taoyuan. Os delegados de Braga poderem conhecer a empresa Foxtron Vehicle Technologies e o seu modelo de autocarro de ModelT, o primeiro autocarro eléctrico fabricado em Taiwan no que diz respeito à concepção, design e fabricação.

Os delegados de Braga participaram ainda na Smart City World Expo, em Taipei, onde conheceram mais sobre as tecnologias inovadoras aplicadas ao sistema de mobilidade inteligente e smart cities. Houve também oportunidade para experimentar o projecto Youbike, serviço público de bicicletas em Taoyuan.

Paralelamente, durante as reuniões de trabalho sobre o Plano de Acção e Cooperação, as duas Cidades aprofundaram outras áreas de foco, como o programa de intercâmbio entre a Universidade do Minho e a Universidade de Yuan Ze. Após esta visita, espera-se que assinem um Memorando de Entendimento para geminação nos próximos meses.