Validade artística da obra não tem sido unânime. “Feia como Judas” é apenas um dos comentários depreciativos.

Uma nova estátua de D. Afonso Henriques, de quando este tinha apenas 14 anos, foi apresentada na Praça das Cortes, em Coimbra, na quarta-feira.

De acordo com o Centro de Informação Turística, a obra da autoria de Dinis Ribeiro tem seis metros de altura e pesa 15 toneladas.

Será levada, no dia 29 de abril, para Zamora, cidade espanhola onde Afonso Henriques “se armou cavaleiro no dia de Pentecostes de 1125, prenunciando a sua dignidade régia”, tal como lembra o centro de informação turística, Coimbra Live City.

Antes de ser instalada em Espanha, a escultura será exibida em Guimarães, entre os dias 21 e 23 de abril, cidade de onde são as três empresas que patrocinaram a obra.

Entretanto, nas redes sociais, já surgiram várias críticas à estátua, tal como aconteceu recentemente com uma escultura de António Guterres, em Vizela, de Eunice Muñoz, em Oeiras e de Miguel Torga, em Sabrosa.

Só na publicação sobre a obra, na página de Facebook do Município de Coimbra, são dezenas os que se mostram em choque com a mesma.

“Feia como judas. Deve ser devido aos malefícios da puberdade”, escreveu um dos internautas. Já outro, questiona se “é isto que representa o primeiro Rei de Portugal?”.