O suspeito, detido em Odivelas, Lisboa, pertencia a um grupo que “monitorizava previamente as vítimas quando estas viajavam de metro”.
Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na semana passada, em Odivelas, um jovem de 17 anos, por estar indiciado de quatro crimes de roubo agravado.
De acordo com o comunicado da autoridade a que as redações tiveram, acesso esta sexta-feira, “os crimes foram praticados em março, em transportes públicos – designadamente no Metropolitano de Lisboa – e na via pública, na sua maioria com recurso a ameaças com arma branca”.
O suspeito, que se fazia acompanhar sempre de outros indivíduos, era responsável por guardar em sua casa os artigos roubados às vítimas, na sua maioria “telemóveis, auriculares AirPods e carteiras com dinheiro e documentos”, lê-se na nota.
“Os suspeitos monitorizavam previamente as vítimas quando estas viajavam de metro e protagonizavam os roubos ainda dentro das instalações do Metropolitano (ou nas suas imediações)”, refere ainda a autoridade.
O jovem foi localizado na zona de Odivelas e, no decurso de uma busca domiciliária, os agentes da PSP apreenderam alguns dos bens subtraídos a uma das vítimas, designadamente um telemóvel, auriculares e um par de ténis, que já foram restituídos ao seu legítimo proprietário.
O grupo em causa tinha ainda o hábito de, após a concretização dos roubos e já na posse dos telemóveis roubados, utilizar as aplicações daqueles equipamentos para solicitar serviços de transporte, até para assim abandonarem os locais do crime.
O suspeito foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo resultado na medida de coação de apresentações diárias.