A Polícia Judiciária (PJ) apurou que “estas situações terão ocorrido na sequência de publicações na rede social Tik Tok, com origem no estrangeiro, onde é feita alusão ao Massacre de Columbine, nos Estados Unidos”.

Vários autores de ameaças na internet, dirigidas a estabelecimentos de ensino, foram identificados, informou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Os autores são “jovens menores de idade”, embora não tenham sido “recolhidos quaisquer indícios da sua radicalização ou extremismo”. 

“Os jovens assumiram a autoria das publicações, não tendo noção da dimensão e impacto que as suas ações viriam a tomar”, refere o comunicado da PJ.

Segundo a autoridade, nos últimos dias foram comunicadas situações do género “em vários pontos do país”, sendo que algumas estão “referenciadas pela PSP” e “todos os casos reportados encontram-se em investigação na PJ”.

“Apurou-se que estas situações terão ocorrido na sequência de publicações na rede social Tik Tok, com origem no estrangeiro, onde é feita alusão ao Massacre de Columbine, nos Estados Unidos”, acrescenta a nota, destacando que não foram recolhidos “indícios de que pretendessem materializar as ameaças em causa”.

A PJ acredita que se tratam de “casos de mimetização de um fenómeno que está a ocorrer, em várias partes do globo”.