Tesla revelou o seu Relatório de Impacto de 2022 no qual divulgou os testes realizados aos seus veículos, nomeadamente à vida útil das baterias.
Quanto perde uma bateria a cada 100.000 ou 200.000 quilómetros? De acordo com a Tesla e para rematar a questão de um veículo que já percorreu 320.000 quilómetros, uma bateria perde até 12% da sua capacidade.
“A quilometragem é apenas um fator na degradação da capacidade da bateria; a idade da bateria é também um fator importante”, avança a Tesla no seu Relatório de Impacto de 2022
“Os valores de degradação em quilometragens mais baixas refletem provavelmente o impacto da idade, enquanto os valores de quilometragem mais elevados, que provêm de veículos de elevada utilização, refletem provavelmente uma menor influência da idade da bateria”, lê-se.
Os mais recentes modelos, o Model Y e Model 3, foram testados e segundo a Tesla apresentam uma degradação inferior a 10% após os 100.000 quilómetros realizados. Se subirmos os quilómetros para os 200.000 percorridos, a degradação da bateria de ambos os modelos é ainda inferior a 15%, o que mostra que a capacidade de retenção pode ser superior a 85%.
Porém, há novos componentes que podem afetar a degradação das baterias. Não sabemos é se para melhor ou para pior.
“O desempenho de produtos químicos mais recentes (ainda não divulgados) pode variar e planeamos revelá-los assim que tivermos dados suficientes”, confirmou a Tesla.