Declarações na apresentação do Observatório Urbano de Braga.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou esta quinta-feira que a cidade apresenta “valores extremamente competitivos” a nível nacional para a aquisição ou arrendamento de habitação, apesar do aumento registado nos últimos anos.

Em declarações aos jornalistas durante a apresentação do Observatório Urbano de Braga, que apresenta os indicadores do mercado imobiliário da cidade, Ricardo Rio acrescentou que nos últimos anos o município tem “feito tudo” ao seu alcance “para responder às muitas dificuldades que o mercado imobiliário tem enfrentado, sobretudo do ponto de vista habitacional”.

“Temos consciência de que houve um agravamento do nível dos valores para a aquisição e para o arrendamento, mas, felizmente, também graças aos investimentos que foram concretizados aqui e à resposta que o município tentou desenvolver para apoiar esses investimentos e as famílias, conseguimos ter níveis que ainda são francamente competitivos perante a realidade nacional”, sublinhou.

Segundo Rio, essa competitividade está relacionada principalmente com capitais de distrito, mas também com outros concelhos na envolvente de Braga.

“Se olharmos para outros concelhos, até na envolvente de Braga, Braga tem, de facto, valores extremamente competitivos”, enfatizou.

De acordo com os números revelados, o preço médio de uma casa em Braga é de 1.700 euros por metro quadrado, em comparação com os 4.500 euros em Lisboa e os 3.000 no Porto.

Quanto ao valor das rendas por metro quadrado em Braga, fica abaixo de cidades como Setúbal, Aveiro, Évora ou Coimbra e é “praticamente metade” dos 19 euros de Lisboa.

Para Ricardo Rio, Braga tem conseguido este desempenho devido à “dinâmica muito intensa do mercado imobiliário” nos últimos anos e ao papel “facilitador” do município para o investimento.

Em 2023, o município emitiu quase 2.000 licenciamentos urbanísticos, batendo “todos os recordes”.

O autarca destacou também que o Plano Diretor Municipal (PDM), em fase final de revisão, vai aumentar em cerca de 10% a área urbana, proporcionando assim mais espaço para construção.

Quanto ao Observatório Urbano, o autarca referiu que se trata, acima de tudo, de um “exercício de transparência”.

O Observatório fornece informações “sempre atualizadas” sobre as dinâmicas do mercado imobiliário no concelho, sendo um auxiliar para o ajustamento das políticas municipais.

“É também uma forma de disponibilizar informação não só para o público em geral, que naturalmente pode acompanhar mais de perto a evolução do mercado imobiliário no concelho de Braga, mas sobretudo para os promotores imobiliários, que queremos estimular a reforçarem a sua resposta às diferentes necessidades do concelho”, acrescentou.

O Observatório será atualizado trimestralmente.