O inverno começou às 03h27 de sexta-feira (hora de Lisboa). Saiba o que se espera para hoje e para os próximos dias.

O inverno começou nesta sexta-feira, 22 de dezembro, com um céu pouco nublado e uma pequena subida da temperatura máxima. Este cenário deve manter-se nos primeiros dias da estação, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que já adiantou que o estado do tempo em Portugal continental será influenciado, entre hoje e 26 de dezembro, por um anticiclone localizado a noroeste do território, que se deslocará gradualmente para a Península Ibérica. Contudo, prepare-se para o frio.

Nesta sexta-feira, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, “apresentando-se geralmente muito nublado em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta”.

Está ainda previsto “vento fraco a moderado (até 25 km/h) de norte/nordeste, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas”. A formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales dos rios, deverá persistir ao longo do dia em alguns locais.

Além da formação de geada, em especial no interior Norte e Centro, espera-se um “acentuado arrefecimento noturno”. Está, contudo, prevista uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

Hoje, as máximas vão variar entre os 20ºC, em Faro, e os 9ºC, em Bragança. Já as mínimas vão oscilar entre os 9ºC, em Faro, e os -2ºC, em Bragança.

De acordo com o IPMA, a partir de hoje, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e estendendo-se para a parte norte da Península Ibérica.

“Assim, preveem-se dias de céu pouco nublado ou limpo, apresentando muita nebulosidade até ao meio da manhã, em especial no interior Norte e Centro”, indica.

Há “condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales dos rios, que pode persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde há possibilidade de formação de sincelo (congelação da humidade depositada sobre as superfícies)”.

As “condições para formação de nevoeiro deverão estender-se a áreas nas regiões Centro e Sul na madrugada do dia 25”. O vento “será fraco a moderado de predominando do quadrante leste, por vezes moderado a forte nas terras altas nos dias 22 e 23, e irá gradualmente enfraquecendo”.

“As noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5°C apenas na faixa costeira e há condições para formação de gelo e geada, em especial no interior Norte e Centro onde a temperatura mínima deverá registar valores entre -4 e 0°C”, indica o Instituto.

“A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 10 e 20°C, com os valores mais elevados no litoral das regiões Centro e Sul, em particular no Algarve, sendo inferior a 10°C no interior Norte e Centro. Nos locais onde se verificar a persistência de nebulosidade ou nevoeiro deverão persistir valores de temperatura inferiores a 5°C”, acrescenta.

No sábado, as máximas vão variar entre os 17ºC, em Faro e Évora, e os 6ºC, em Bragança e Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 8ºC, em Faro, e os -2ºC, em Bragança e Vila Real. No domingo, as máximas voltam a chegar aos 17ºC, em Faro, e os 4ºC, em Vila Real. Já as mínimas vão variar entre os 7ºC, em Faro, e os -2ºC, em Bragança e Vila Real.

Na costa ocidental “as ondas serão de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, prevendo-se que a altura significativa diminua gradualmente, sendo as ondas com altura até 1,5 metros a partir do dia 24”.

A” segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, deverá ser afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro”, alerta ainda.