Em maio, Famalicão ‘veste-se’ a rigor para celebrar a Festa da Flor! De 12 a 14 de maio, o centro da cidade vai estar decorado com flores, as protagonistas desta perfumada iniciativa que já é uma das atrações turísticas do concelho.

A Batalha das Flores é o ex libris da Festa da Flor, e acontece no domingo, dia 14 de maio, pelas 15h30. A iniciativa reúne mais de meio milhar de participantes de duas dezenas de associações e instituições famalicenses, que vão percorrer as ruas do centro da cidade levando cor e alegria à multidão que acompanha, todos os anos, esta ‘batalha’ floral.

O cortejo arranca na Rua Manuel Pinto de Sousa, passa pela Rua Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II e Rua Lourenço da Silva Oliveira, e termina na rotunda D. Sancho I.

Para além das flores, também haverá lugar para as trocas, com a realização da Feira Grande de Maio, uma feira secular que acontece ao longo da segunda-feira, 8 de maio, no parque da Feira Semanal, e que também ganhou o nome popular de ‘Feira das Trocas’, devido ao facto de, quando não havia dinheiro, os produtores e comerciantes efetuarem uma troca de produtos. A iniciativa marca o arranque das festividades de maio.

Durante todo o fim de semana em que decorre a Festa da Flor, haverá comércio de flores e plantas no topo norte da Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda), com a presença de expositores e vendedores de flores e plantas, e as ruas da cidade estarão decoradas com ornamentações florais, feitas por coletividades culturais e empresas do ramo da floricultura do concelho de Vila Nova de Famalicão. A par da Festa da Flor, decorrerá, na mesma praça, uma feira dedicada aos produtos locais e gastronomia, com artesanato, doçaria tradicional, petiscos, produtos hortícolas, entre outros.

Também não irá faltar animação de rua com Swing a Song, nos dias 12 e 13 de maio, e o Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), no dia 13, que vão contagiar os transeuntes com a sua boa disposição na Praça 9 de Abril e Praça D. Maria II, entre as 10h00 e as 13h00.

Já a noite é destinada a concertos na Praceta Cupertino de Miranda. Na sexta-feira, 12, pelas 21h00, sobe ao palco Ângela Silva, que apresentará canções tradicionais, seguindo-se o concerto de João Pires (‘Guarida’), às 22h00. No dia seguinte, será a vez de Sofia Machado encantar os presentes com a sua musicalidade jazzística, pelas 21h00, seguindo-se a atuação da banda folk, Antikua, uma hora depois.

A animação cultural prossegue no domingo, 14, com teatro de marionetas com bonecas motanka, às 11h00, na Praceta Cupertino de Miranda, e à tarde, pelas 17h30, com a Banda de Música de Riba D’Ave, na Praça D. Maria II.

Para despertar os dotes mais artísticos, durante toda a Festa da Flor, a Praça 9 de Abril vai transformar-se na Praça da Arte ‘En plein air’, com oficinas e dinâmicas ligadas à pintura e cerâmica, ao longo dos três dias da festividade.

Todas as iniciativas têm entrada gratuita. A programação completa da Festa da Flor está disponível em www.famalicao.pt/festa-da-flor-2023 .