SASUM estimam poupar mais de 3 milhões de litros de água!

Projeto-piloto de eficiência hídrica vai permitir poupanças anuais superiores a 50% no consumo global de água na Residência Carlos Lloyd Braga.

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) desenvolveram e encontram-se a operacionalizar um projeto tendo em vista a melhoria da eficiência hídrica das residências universitárias e dos pavilhões desportivos de Braga e Guimarães.

Através da adoção de um sistema de chuveiros inovadores e mais eficientes bem como da instalação de equipamentos auto compensantes em todas as torneiras, espera-se reduzir o consumo de água em mais de 50% o que, só na Residência Carlos Lloyd Braga, equivale a mais de 3 milhões de litros, por ano.

Recorrendo a uma tecnologia patenteada, estes equipamentos promovem a entrada de ar forçado, através de pequenos orifícios, para o fluxo de água. Quando estes dois elementos se misturam, a velocidade e a turbulência aumentam, gerando um acréscimo da pressão e obrigando a água a sair com uma força superior à convencional e comum consumo, consideravelmente, menor.

Diogo Arezes, colaborador do Gabinete de Sustentabilidade dos SASUM destaca que“este é mais um projeto que surge no seguimento da forte política de sustentabilidade que os Serviços têm vindo a adotar. A ideia é, numa primeira fase, utilizar a Residência Carlos Lloyd Braga como teste-piloto e, caso tudo corraconforme o esperado, proceder ao alargamento às restantes residências epavilhões desportivos de Braga e Guimarães”.

Com intensas dinâmicas diárias, estes locais são caracterizados por apresentarem elevados gastos hídricos e energéticos. Só no ano de 2018, foram consumidos mais de 34 milhões de litros de água pelo que, esta iniciativa, assume, igualmente, um importante papel em termos económico-financeiro. “Para além da mais-valia ambiental, espera-se que esta iniciativa gere grandes poupanças nas faturas hídricas e energéticas uma vez que, grande parte da eletricidade e gás consumido nestas instalações, é utilizado para o aquecimento das águas” refere, António Paisana, Administrador dos Serviços de Acção Social da UMinho.

O conforto e comodidade dos estudantes também não foi descurado, pelo que, através destes sistemas, vai ser possível melhorar das condições de bem-estar de todos os utentes.

A expectativa dos SASUM é que este programa se encontre a funcionar já a 100% no início do próximo ano letivo na Residência Carlos Lloyd Braga estando o seu alargamento às restantes unidades, previsto para o iníciodo segundo semestre.