O Vilaverdense passará a atuar como equipa da casa no Estádio Cidade de Coimbra, conforme anunciado pela Liga na quarta-feira. Esta mudança será efetiva no próximo domingo, no jogo contra o Leixões, referente à 14.ª jornada da II Liga, com início marcado para as 11 horas.
Num comunicado, a Liga justifica esta decisão “na sequência da situação descrita no comunicado oficial n.º 112/23-24, de 27 de novembro, e na impossibilidade objetiva da Länk Group Vilaverdense Futebol, SAD utilizar o recinto desportivo que indicou para disputar os jogos como equipa da casa na temporada 2023/24”.
Na mencionada data, o Paços de Ferreira, onde o Vilaverdense inicialmente jogava como equipa da casa emprestada (por cinco jogos da Liga, quatro da II Liga e um da Taça da Liga), comunicou à Liga Portugal que, por razões objetivas, não seria possível garantir a manutenção das condições do relvado do Estádio Capital do Móvel para a utilização em competições profissionais quando duas equipas partilham o mesmo espaço. Portanto, a Länk Group Vilaverdense Futebol, SAD não poderá mais utilizar esse recinto desportivo.
Dessa forma, o Estádio Cidade de Coimbra será, até nova informação, o local onde os jogos da Länk Group Vilaverdense Futebol, SAD como equipa da casa, serão realizados.
Em termos práticos, esta mudança significa que o Länk Vilaverdense passará a jogar a cerca de 190 quilómetros de casa, numa deslocação que demorará pouco mais de duas horas.
Após cinco jogos em Paços de Ferreira, o Länk Vilaverdense já havia disputado os dois últimos jogos da II Liga na Vila das Aves e em Penafiel. Apenas em uma ocasião, em oito jogos em casa na temporada 2023/24, a equipa jogou em Vila Verde, para a Taça de Portugal.