O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou esta Segunda-feira, 7 de Maio, em Bruxelas, na conferência de imprensa de apresentação da campanha da EUROCITIES ‘Cities4Europe – Citizens for Europe’, que visa explorar e promover novas formas de democracia na Europa.

Para Ricardo Rio, a campanha lançada pelo EUROCITIES constitui um forte contributo para restabelecer a confiança entre os políticos e os cidadãos. “Os cidadãos têm enveredado por ações coletivas locais para abordarem os problemas e desafios que os afetam. Como governos locais, trabalhamos próximo dos cidadãos e consideramos essencial inclui-los nos nossos processos de decisão, até para podermos partilhar com outras esferas do poder político toda a experiência adquirida”, referiu o Autarca Bracarense na conferência de imprensa, que contou ainda com a presença de Daniel Termont, autarca de Ghent e presidente da EUROCITIES, e de Philippe Close, presidente da Cidade de Bruxelas.

Na ocasião, Ricardo Rio declarou que Braga está totalmente comprometida com a campanha que já reúne mais de 80 cidades que integram a rede EUROCITIES. “O fortalecimento da democracia também passa por ouvir cada vez mais os cidadãos e as suas preocupações e, assim, enfrentar os grandes desafios da atualidade, como as alterações climáticas, a igualdade de oportunidades, a qualidade de vida das cidades ou a transição digital”, referiu o Autarca de Braga, salientando que “esta é uma forma das cidades contribuírem para fortalecer a União Europeia e as suas instituições”.

Braga apresenta ‘EUbraga, Europa’

O Município de Braga lança na Quarta-feira, dia 9 de Maio, a sua primeira iniciativa no âmbito desta campanha. A iniciativa ‘EUbraga, Europa’ pretende apoiar os jovens Bracarenses a realizar projetos de curta duração que promovam os valores da cidadania europeia. Durante o lançamento, Ricardo Rio convidará também os Bracarenses a participar nesta campanha, seja através do envio de postais para Bruxelas, mas também através de outras iniciativas que vão decorrer nos próximos meses.

Em Novembro, Braga irá levar à Conferência Anual da EUROCITIES em Edimburgo as ideias recolhidas durante este ano, e em março de 2019, num Encontro de Autarcas em Bruxelas, será apresentado um documento com recomendações à Comissão Europeia, que visam as eleições europeias de maio de 2019.

A EUROCITIES é a rede das maiores cidades europeias, com 140 cidades com membros efetivos, que governam mais de 130 milhões de habitantes de 39 países.