A Praia fluvial de Merelim São Paio foi distinguida pela primeira vez com a Bandeira Azul, juntando-se às praias fluviais de Adaúfe e de Ponte do Bico (Palmeira). O anúncio foi feito esta Quinta-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), numa distinção que simboliza o cumprimento de requisitos que vão desde a qualidade da água à segurança do local, passando pela existência equipamentos de apoio, de informação e educação ambiental.

A praia fluvial de Adaúfe ostenta este galardão pelo oitavo ano consecutivo, enquanto que a praia de Ponte do Bico repete a distinção alcançada no ano transacto. Desta forma, o Concelho de Braga passa a contar com três praias reconhecidas com este símbolo de qualidade, resultado de um conjunto de investimentos que o Município tem vindo a efectuar nestas zonas balneares.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.