O Sporting de Braga venceu, este domingo, o Estoril Praia, por 2-0, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e consolidou o quarto lugar no campeonato, aproximando-se do Benfica, que é terceiro.

Com o quarto lugar em disputa, os bracarenses marcaram duas vezes por Ricardo Horta, aos 34 e 39, depois de o mesmo jogador já ter desperdiçado um penálti, num encontro em que a equipa da casa terminou reduzida a 10 jogadores, devido a expulsão de Lucas Mineiro (65).

Com este triunfo, o segundo consecutivo no campeonato, o Sporting de Braga está em quarto, com 25 pontos, a seis do Benfica, que é terceiro, enquanto o Estoril Praia, que não perdia na Liga há seis jogos, é quinto, com 21.

Declarações do treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a vitória por 2-0 ante o Estoril, em jogo da 13.ª jornada da I Liga:

«Ao intervalo estava 2-0, mas falhámos uma grande penalidade, temos mais duas oportunidades para fazer golo. Primeira parte excelente, não demos grandes hipóteses ao Estoril de sair a jogar de trás como gosta. Tivemos paciência, circulámos bem a bola e justificamos, não estar a ganhar 2-0, mas se calhar estar a ganhar por mais e sentenciar. Depois há a expulsão e o jogo mudou, uma equipa como o Estoril é difícil de pressionar com 11 e nós conseguimos fazer com mestria, mas com dez é muito complicado. Tivemos de baixar linhas, aguentar a pressão. Importante também a entrada do Gorby, entrou num momento difícil e esteve bem.»

«É gratificante ter adeptos a um domingo à noite. Trabalham no dia seguinte, estão ao frio, dificuldades em estacionar, terem que ter o seu certificado de vacinas, fazer um teste. Que chatice só para ver um jogo de futebol. Um aplauso para eles e que quinta-feira sejamos muitos mais.»

Declarações do treinador do Estoril, Bruno Pinheiro, na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a derrota por 2-0 ante o Estoril, em jogo da 13.ª jornada da I Liga:

[Jogo diferente antes e depois da expulsão de Lucas Mineiro:] «Concordo… se estivermos a falar na parte do domínio do jogo. Agora, discordo, na medida em que a expulsão do Lucas é fruto do trabalho feito na primeira parte. A segunda parte é consequência do trabalho da primeira e acabou por dar o domínio. Tivemos alguma infelicidade, se tivéssemos feito um golinho acredito que o jogo entrasse numa dinâmica diferente, infelizmente não conseguimos.»

[Enervado no fim com a arca do gelo:] «São reações. Assim que acabou o jogo, passou ao lado. Temos de ser assim. É um jogo de emoções. Fiquei incomodado porque depois da expulsão houve pouco jogo. Não culpabilizo o Braga. Acho que às vezes falta um bocadinho de critério. Ou seja, tenho a certeza que se tivesse sido ao contrário, o Thiago teria visto amarelo no primeiro lance em que se atravessa a queimar tempo.»

«O objetivo mínimo é manutenção e isso consegue-se com o 15.º lugar, isso é o objetivo mínimo. Obviamente, não nos queremos restringir a objetivos mínimos. A partir daí, a nossa ambição é andar o mais acima possível, temos como filosofia que se jogarmos mais e melhor do que os adversários iremos ganhar mais vezes.»

Veja aqui os melhores momentos do jogo:

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Estoril Praia, 2-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 34 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 39.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Raul Silva, Diogo Leite, Yan Couto (Fabiano, 76), André Horta (Chiquinho, 76), Lucas Mineiro, Moura, Iuri Medeiros (Gorby, 72), Ricardo Horta (Piazon, 85) e Vítor Oliveira (Mario González, 72).

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Bruno Rodrigues, Gorby, Chiquinho, Roger, Piazon, Abel Ruiz e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Estoril Praia: Thiago Silva, Carles Soria (David, 74), Ferraresi, Patrick William, Joãozinho, Rosier, Francisco Geraldes (Romário Baró, 62), André Franco, Xavier (Chiquinho, 62), Arthur (Bruno Lourenço, 83) e Rui Fonte (André Clóvis, 62).

(Suplentes: Dani Figueira, Volnei, Rodrigo Valente, Bruno Lourenço, Gamboa, Romário Baró, David, Chiquinho e André Clóvis).

Treinador: Bruno Pinheiro.

Árbitro: Gustavo Correia (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Vítor Oliveira (13), Raul Silva (15), Lucas Mineiro (21 e 65), Rui Fonte (49), Carles Soria (57), Romário Baró (71), Gorby (81) e Fabiano (90+6). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Lucas Mineiro (65).

Assistência: 3.416 espetadores.