O primeiro-ministro vai reunir-se com o Presidente da República, a quem solicitou uma audiência, depois de esta manhã ter recebido em São Bento o ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse hoje à agência Lusa fonte do executivo.
A reunião entre António Costa e João Galamba foi comunicada pelo próprio primeiro-ministro na segunda-feira à noite, em declarações à RTP.
Nessas declarações, António Costa afirmou que no caso que envolve João Galamba e o ex-adjunto Frederico Pinheiro, demitido na quarta-feira, “há outra dimensão, que não tem a ver com uma atuação individual e específica de ninguém”.
“Tem a ver com aquilo que tem de ser a atitude do Governo perante a governação e a atitude exemplar que tem de ter relativamente à credibilidade das instituições. E isso obviamente foi aqui afetado”, sustentou.
Interrogado se mantinha a confiança política em João Galamba, o líder do executivo disse que falaria esta manhã com o seu ministro, “porque há coisas que não se tratam nem no estrangeiro e que só se tratam pessoalmente”.
“Não vamos estar aqui com especulações. Eu falarei com o ministro das Infraestruturas pessoalmente e depois de falar com o ministro das Infraestruturas direi o que entender”, acrescentou.
Na segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, classificou como uma matéria sensível de Estado a troca de acusações entre João Galamba e o seu antigo adjunto Frederico Pinheiro.
Nos últimos dias, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a comentar factos relativo ao episódio de violência dentro do Ministério da Infraestruturas, sobre a intervenção do SIS neste caso e, ainda, no que se refere às contradições entre a versão de João Galamba e do seu ex-assessor, que acusa o ministro de ter tentado esconder documentos da Comissão de Inquérito da TAP.