Utentes do programa BragActiva participaram no dia 5 de maio, numa aula de ginástica realizada no Hospital de Braga no âmbito do “Mês do Hospital” que assinala o 12.º aniversário da unidade de saúde.

“Foi uma atividade muito interessante, tanto no contexto da promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis como no da cooperação entre as diversas entidades da área de intervenção do Hospital de Braga”, garantiu João Porfírio de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, que fez questão de também destacar a disponibilidade e a boa disposição dos elementos do projeto BragActiva.

Inaugurado em maio de 2011, o atual edifício do Hospital de Braga foi construído de raiz e substituiu o antigo Hospital de São Marcos, prestando cuidados de saúde a cerca de 1,2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo.

O programa do “Mês do Hospital” integrará um conjunto de momentos lúdicos dedicados a toda a comunidade hospitalar, sejam colaboradores, utentes ou visitantes. As diferentes atividades serão divulgadas semanalmente, tendo arrancado esta semana com a atuação do Grupo “Os Zés Pereiras do Novais”, do Centro de Atividades Ocupacionais do Centro D. João Novais e Sousa.

Depois da aula de ginástica promovida pelo BragActiva – um programa autárquico de atividade física sénior, que assume como grande objetivo a promoção da atividade física informal nesta faixa etária específica, através de exercícios de mobilização geral, reforço muscular, caminhadas e dança – as iniciativas prosseguem amanhã, sexta-feira, com um “mass training” em Suporte Básico de Vida (SBV).

A formação é destinada a utentes, e seus familiares, do programa de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Braga. A iniciativa é promovida pelo Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga e assinala o início da integração no programa de Reabilitação Cardíaca – concretizada em conjunto com o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação – que permitiu ampliar o número de utentes envolvidos e oferecer o programa a doentes com patologia cardíaca mais avançada, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, redução de hospitalizações e de mortalidade.

Para a próxima semana está agendada a atuação do “Conservatório Bomfim” (8 de maio, 11h00, Ágora) e do “Tin.Bra – Teatro para todos” (8 de maio, às 14h30, Consulta Externa). O corte do bolo de Aniversário será no dia 9, pelas 12h30, estando ainda prevista a atuação da Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga (dia 11, 11h00, no Hospital de Dia Psiquiátrico).