Serra da Cabreira voltou a ser o palco de mais uma edição do Cabreira Challenge

Serra da Cabreira voltou a ser o palco de mais uma edição do Cabreira Challenge

Decorreu este fim-semana, em Vieira do Minho a 3ª edição  do Cabreira Challege, iniciativa inserida no Programa Sentir Vieira, e que este ano integrou a 1ª Maratona BTT da Cabreira da Cabreira. O Cabreira Challenge teve a Serra da Cabreira como palco principal e o objetivo principal dos promotores do evento é impulsionar e afirmar o concelho de Vieira do Minho no panorama regional e nacional dos desportos de natureza, aventura e lazer.
Para além do carácter desportivo e de aventura, o Cabreira Challenge permitiu aos participantes o contacto direto com o património cultural e paisagístico do concelho de Vieira do Minho.
Divido em dois dias, o Cabreira Challenge integrou quatro modalidades: Moto TT, 4×4, Trail e BTT.
O sábado, dia 11 de maio, foi dedicado aos desportos motorizados. Em parceria com as Associações Cabreira Moto Team e Cabreira Aventura, o Município de Vieira do Minho apoiou a realização de um raid de motos e um passeio foto turístico.
Cerca de 3 centenas de motos percorreram, com grande adrenalina, alguns dos pontos “mais duros” do território de Vieira do Minho, terminando o dia com manobras de exibição numa pista de obstáculos criada propositadamente para o evento.
Em menor número, mas com o mesmo entusiasmo, os participantes do 4×4, realizaram um passeio pelo concelho, com passagem e paragem obrigatória em alguns pontos turísticos de maior interesse.
A partida foi dada em frente à Câmara Municipal. O encerramento destas duas iniciativas aconteceu num jantar de confraternização numa unidade de restauração local.

O domingo, dia 12, ficou reservado para o Trail e para o BTT. Num dia de Verão, com as temperaturas a rondar os 25 graus, logo pela manhã, e com algum vento à mistura, os participantes na Aventura concentraram-se bem cedo em frente aos Paços do Concelho.
A Serra da Cabreira voltou a ser o cenário principal para ambas as modalidades. O Trail dividiu-se em trail curto e mini trail. A organização proporcionou, ainda, a realização de uma caminhada. Os percursos definidos permitiram aos participantes Sentir a Serra da Cabreira ao seu ritmo, do mesmo modo que proporcionaram momentos únicos, com grande adrenalina e diversão.
O Cabreira Challenge integrou a realização de uma Maratona de BTT. Vieira do Minho recebeu, assim, a 1ª Maratona BTT Serra da Cabreira, quarta prova do Campeonato do Minho BTT XCM. Numa iniciativa conjunta do Município de Vieira do Minho, da Associação de Ciclismo do Minho e da Bike Treino, a prova disputou-se nas categorias de competição, paraciclismo e promoção.
A 1ª Maratona BTT Serra da Cabreira englobou percursos de Maratona masculina, Maratona feminina e Masters 50 e ainda de meia Maratona para as restantes categorias.
O desafio principal a superar foi, uma vez mais, a belíssima Serra da Cabreira, com os atletas a enfrentar um percurso que incluiu a subida ao seu ponto mais alto – o Talefe, numa altitude de 1262 metros. Para além do espírito competitivo, os participantes foram presenteados com as deslumbrantes paisagens e sublimes panorâmicas sobre as aldeias serranas e as albufeiras.
O presidente do Minho de Vieira do Minho, António Cardoso,  acompanhou a iniciativa e no final considerou que “ a realização deste tipo de evento assume extrema importância para o desenvolvimento do território de Vieira do Minho, pois o turismo está, cada vez mais aliado à prática desportiva.”
O autarca considerou, ainda, que “para garantir esse desenvolvimento é fundamental a existência de recursos ambientais, os quais Vieira do Minho tem e com grande potencial: uma Serra da Cabreira belíssima e quatro magníficas albufeiras, que sustentem com qualidade a realização deste tipo de iniciativas”.