A UEFA e a Agência Espacial Europeia (ESA) informaram hoje a associação numa parceria inédita, no sentido de melhorar a gestão na multidão de adeptos, a presença de campos na vida local e o impacto ambiental do futebol.

O acordo estabelecido até final de 2025, permitirá a introdução da “inovação espacial nas competições de futebol profissional”, informaram os dois organismos em comunicado, após reunião mantida hoje em Lausana.

A utilização de dados de satélite ajudará na “monitorização de multidões a partir do espaço”, identificando “estrangulamentos ao redor” dos recintos desportivos.

A UEFA terá acesso ao “histórico” existente em relação a locais específicos e os satélites de comunicações podem servir de apoio às comunicações no terreno, muitas vezes sobrecarregadas quando se concentram grandes multidões.

Segundo o comunicado, este acordo poderá também ajudar a UEFA a “identificar os benefícios que um estádio de futebol traz para as comunidades locais”, combinando informação de satélite com os dados socioeconómicos, meteorológicos e sanitários.