A delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) muda-se, no início de Setembro, para novas instalações, na Rua de S.Margarida, o que permitirá aumentar a oferta de consultas de psico-oncologia, de ações de grupo e de outros serviços de apoio a doentes oncológicos e seus familiares.


A comemorar o 10.º aniversário, a delegação da LPCC prepara-se para abandonar a sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, onde dispõe de dois gabinetes de atendimento, insuficientes para a procura que tem registado, sobretudo de apoio psicológico.


Ontem, em conferência de imprensa, Fátima Soeiro, coordenadora da delegação, e Carla Ribeiro, responsável clínica da unidade de psico-oncologia, reconheceram que a LPCC já não dispõe de capacidade para atender, atempadamente, a todos os pedidos de acompanhamento, situação que será alterada com a mudança para instalações mais espaçosas, arrendadas à Arquidiocese de Braga.
Para além de “resposta mais eficaz e célere” no que respeita à psico-oncologia, as responsáveis da LPCC projectam o reforço das intervenções em grupo e das sessões de terapia reiki. Consultas anti-tabágicas serão também implementadas a partir do próximo mês de Setembro.

Com acréscimo de custos significativo com a mudança para novas instalações, a LPCC contará com uma comparticipação da Câmara Municipal de Braga para uma renda mensal de mil euros.
Fátima Soeiro apelou ontem aos patrocínios de empresas da região, numa altura em que a delegação de Braga projeta reforçar a sua equipa técnica. A coordenadora destacou a necessidade de contratação de um/a assistente social.