A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) integra um projeto europeu, que conta com um financiamento de 18 milhões de euros, e visa desenvolver abordagens inovadoras para acelerar a transformação das regiões parceiras, tornando-as “mais resilientes às alterações climáticas, mais seguras, verdes, limpas, saudáveis e justas”.

A verba, atribuída ao abrigo do programa “Horizon Europe”, da Comissão Europeia, financia o projeto “Nature Based Solutions for Atlantic Regional Climate Resilience”, que conta com 30 parceiros europeus, tendo como parceiro a CIM Cávado e a participação dos municípios de Braga e Esposende.

À CIM Cávado foi atribuído um orçamento de 346 mil euros, para replicação de ações no território tendo em conta as soluções desenvolvidas nas regiões “demonstradoras” do projeto.

No território do Cávado, serão aplicadas, durante quatro anos, “Nature Based Solutions” (abordagens naturais, sustentáveis e inovadoras) relacionadas com a gestão da água, sistemas costeiros e marinhos e biodiversidade.

Envolve, ainda, a melhoria da urbanização sustentável para reduzir o impacto das ondas de calor, e a restauração ecossistemas degradados, fornecendo soluções tanto para inundações e secas como para o combate à proliferação de espécies aquáticas invasoras.

Esta é uma das cinco Missões Europeias lançadas pela Comissão Europeia que pretendem enfrentar os desafios globais nas áreas da saúde, clima e ambiente.

O objetivo desta missão, conforme diz a CIM Cávado em comunicado, é o de apoiar o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia de Adaptação Climática e todos os que assinaram o Pacto da Missão, comprometeram-se a “potenciar a resiliência climática de forma inclusiva, envolvendo instituições locais interessadas, a sociedade civil, a comunidade empresarial e industrial, as instituições de investigação e todos os cidadãos”.