A Polónia quer lançar a sua primeira missão à Lua até ao final desta década, anunciou hoje o presidente da Agência Espacial polaca, assegurando que já foram testados os protótipos.
Em entrevista aos meios de comunicação polacos, Grzegorz Wrochna indicou que “o trabalho já está avançado, os protótipos dos dispositivos já estão a ser testados” e que “chegou a hora de criar uma missão espacial polaca à Lua”.
Segundo Wrochna, “o setor espacial polaco tem uma vasta experiência anterior na construção de instrumentos de investigação espacial” e participou em “mais de 80 projetos” de exploração do sistema solar.
“Foram muitas as propostas dos engenheiros e cientistas consultados”, disse o presidente da agência.
Além dos resultados científicos, o possível benefício económico que a missão pode trazer é uma das grandes vantagens apontadas pelo cientista, que destacou que “a sonda polaca varreria a superfície da Lua com radiação infravermelha e procuraria jazidas de matérias-primas que futuramente serviriam para ali construir bases”.
“Se vamos à Lua, não é apenas para realizar os nossos sonhos, mas também para preparar o terreno e fazer negócios”, enfatizou Wrochna.