A família será acompanhada por especialistas e o público só a poderá conhecer a 19 de maio. 

O Jardim Zoológico de Calgary, no Canadá, anunciou, na passada semana, o nascimento de uma cria de lémure em risco de extinção.

Filho dos pais Eny e Menabe, o filhote é um lémure preto e branco de colar – uma espécie endémica (que existe somente numa determinada área ou região geográfica) de Madagáscar em vias de extinção. 

O zoo tem um Plano de Sobrevivência de Espécies para os animais no qual os poucos que reproduzem em cativeiro serão usados ​​estrategicamente para aumentar a diversidade genética em áreas-chave.

“Com os lémures pretos e brancos de colar a ser criticamente ameaçados na natureza, esta cria desempenha já um papel importante na sobrevivência e bem-estar de sua espécie”, disse Typhenn Brichieri-Colombi, da equipa de conservação e consultor de estratégia no Wilder Instituto/Zoológico de Calgary.

O pai, Menabe, que tem agora 8 anos, está em Calgary desde 2017 e conheceu Eny, a companheira, em 2021, quando esta foi levada da República Checa depois de os tratadores perceberam que poderiam fazer uma boa combinação.

A família será acompanhada por especialistas e o público só a poderá conhecer a 19 de maio. 

Segundo o Good News Network, com endemismo de 90%, Madagáscar é um dos lugares com maior biodiversidade da Terra. Milhares de espécies de plantas e animais evoluíram em total separação do resto do continente africano, desenvolvendo estranhas características e estratégias para prosperar nos seus ambientes.