Força de segurança faz balanço “muito positivo” da operação, que decorreu entre 3 e 14 de maio.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 4 e 14 de maio, a operação ‘Peregrinação Segura 2023’, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, tendo realizado um total de 1.420 ações e aplicado 599 autos de contraordenação ao Código da Estrada.

Em comunicado, esta terça-feira, a força de segurança revelou aquele que foi o balanço desta operação, que tinha o objetivo de assegurar a “segurança rodoviária e fluidez do trânsito”, de forma a “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a atividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes”.

Durante toda a operação foram realizadas 1.420 ações, destacando-se 535 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento.

No que diz respeito ao trânsito, a GNR fiscalizou 6.054 condutores e foram levantados 599 autos de contraordenação ao Código da Estrada. Foram registadas 107 infrações por excesso de velocidade e detidas sete pessoas por condução sob o efeito do álcool.

A força de segurança recorda ainda que, no decorrer desta operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, “nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal”. Estiveram ainda em reforço, “meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Estiveram ainda empenhados da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV)”.

Como apoio aos peregrinos internacionais, a Guarda “manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrole contou com a colaboração da Guardia Civil”.

Como ocorrências mais significativas a GNR registou 20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados, 17 pessoas perdidas e posteriormente localizadas, 11 extravio de documentos, dez extravios de carteiras e nove recuperadas e um falso mendigo identificado.

A GNR faz um balanço “muito positivo” da operação, “sem incidentes de revelo a registar”.

“Neste evento que contou com a presença de cerca de 450.000 pessoas (de acordo com os dados do Santuário de Fátima), a Guarda agradece a todos os peregrinos e visitantes de Fátima, pelo cumprimento das regras de segurança implementadas”, lê-se.