PJ deteve mais cinco pessoas, dois dos quais funcionários da Câmara Municipal do Porto. Em causa estão alegados crimes de abuso de poder, corrupção ativa e passiva e recebimento indevido de vantagem.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Miguel Vieira Azevedo, foi detido, esta terça-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), avança a CNN Portugal.

Além de Patrocínio Azevedo, outras cinco pessoas foram também detidas na manhã de hoje na sequência de uma operação da PJ, que está a investigar alegados crimes de abuso de poder, corrupção ativa e passiva e recebimento indevido de vantagem.

Segundo a CNN, dois dos detidos serão funcionários da Câmara Municipal do Porto.

Em causa estão supostas violações de normas e viciações de procedimentos de contratação na área do urbanismo para favorecimento de promotores imobiliários.

As buscas estarão a decorrer em diferentes locais, entre os quais os Paços do Concelho de Gaia e do Porto, e envolvem cerca de 50 inspetores.

Recorde-se que, na semana passada, o presidente e vice de Tabuaço, distrito de Viseu, foram suspensos de funções, enquanto estão a ser investigados pelos crimes abuso de poderes, prevaricação, denegação de justiça e violação de regras urbanísticas.