Guerreiros fecham o ano com a melhor época de sempre na Liga Portuguesa.

O Sporting de Braga, terceiro classificado, venceu, este sábado, em casa o já despromovido Paços de Ferreira, por 3-0, no último jogo da edição da Liga. Os arsenalistas cumpriram a melhor época de sempre, conseguindo o recorde de pontos, de vitórias e golos.

O Sporting de Braga bateu o Paços de Ferreira por 3-0 e conquistou um feito inédito no campeonato português para os minhotos. Os arsenalistas fixaram um novo recorde de pontos na Liga (78), um novo máximo de vitórias no campeonato (25). Além disso, os guerreiros nunca tinham marcado tantos golos (75) numa só edição do campeonato.

Álvaro Djaló (08 minutos), Ricardo Horta (29) e Banza (51)) fizeram os golos que confirmaram a terceira posição dos bracarenses, que agora detêm um novo máximo pontual (78), de vitórias (25) e golos (75) no campeonato.

Com meia ‘casa’, apesar da entrada ter sido livre para sócios e adeptos, e com Al Musrati de regresso à competição e ao ‘onze’ após paragem de um mês devido a lesão, o SC Braga controlou toda a partida e a vitória peca por escassa.

Os pacenses tinham sido despromovidos na jornada anterior, fruto da vitória do Marítimo frente ao Vizela por 1-0 já nos descontos, e entraram em campo a saber que não seriam últimos classificados qualquer que fosse o resultado em Braga já que o Santa Clara perdera na Luz (3-0), diante do Benfica, no jogo que conferiu o 38.º título nacional para os ‘encarnados’.

Bruma deu o mote enviando a bola ao poste após uma espetacular jogada individual (07), mas logo a seguir os bracarenses recuperaram a bola e Álvaro Djaló, com um remate rasteiro que ainda bateu num defesa pacense, inaugurou o marcador (08).

Ricardo Horta ameaçou por duas vezes com remates semelhantes (15 e 19) e Paulo Bernardo, de cabeça, deu o primeiro sinal de perigo do Paços de Ferreira (27) depois de um canto da esquerda, ate, mas seria mesmo o SC Braga e Ricardo Horta a dilatarem a vantagem após rápido contra-ataque.

O capitão bracarense cimentou a condição de melhor marcador da equipa com o seu 17.º golo em todas as competições, 14.º no campeonato.

Álvaro Djaló atirou ao poste da baliza pacense (30), Gaitán também, na outra baliza (37), e Ricardo Horta falhou um ‘penálti em andamento’ (39).

Banza substituiu Abel Ruiz ao intervalo e o ponta de lança francês não precisou de muito tempo para marcar, cabeceando sem apelo após bom centro de Ricardo Horta (51).

O Braga, cuja equipa Artur Jorge foi refrescando a pensar na final da Taça de Portugal, no próximo dia 04 de junho, diante do FC Porto, com destaque para a estreia do jovem guarda-redes checo Lukas Hornicek, esteve sempre mais perto de marcar o quarto do que o Paços de Ferreira, privado de Maracás por lesão pelos 67 minutos, de reduzir.  

O Paços de Ferreira terminou na 17.ª e penúltima posição, com 23 pontos, regressando à II Liga após quatro temporadas consecutivas no primeiro escalão.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo por três bolas a zero sobre o Paços de Ferreira no fecho do campeonato:

[Época com vários records] «A sensação é de grande satisfação por um registo que não foi dito: o terceiro lugar, pela forma como foi alcançado, que nos leva a esses registos, que fazem desta uma época histórica, em que foram ultrapassados todos os registos até então, conseguidos por uma equipa muito competente, mas com grandes homens, que encararam todos os jogos como se fosse uma final. Grande sentido de missão cumprido».

«Não era, para nós, determinante atingir estes registos, serviu como um fator menor de motivação, para nos desafiar a nós próprios com a classificação já alcançada, para não nos deixar quebrar. Não nos cansamos de ganhar e os meus jogadores têm interpretado isso de forma brilhante».

[Classificação reflete a temporada] «Acho que é justo, temos de ter serenidade e frieza para avaliar uma temporada de 34 jogos. A consistência foi o grande segredo deste Sp. Braga. Basta recordarmos que nas últimas nove épocas em que houve 34 jornadas, os 78 pontos davam para sete terceiros lugares e dois segundos. Esta época deve ser registada com o mérito que merece, com justiça. Temos de valorizar quem competiu connosco, aqueles que foram mais consistentes ainda».

[Artur Jorge marcado por dois terceiros lugares] «Não posso estar mais satisfeito do que hoje aqui estou. É uma verdade, um facto, quando cheguei cá estávamos em quarto lugar com cinco pontos de atraso, tenho aqui um contributo, ainda que menor, do que este ano. Consegui, eu e as pessoas que que trabalham comigo, fazer dois terceiros lugares que valorizam o trabalho diário, a paixão, a dedicação, o facto de dedicarmos quase 24 horas por dia ao Sp. Braga. É, de facto, uma época tremenda».

[Al Musrati apto para a final da Taça de Portugal?] «Sim, completamente. Tínhamos previsto sessenta minutos para ele jogar, para estar a 100 por cento, que o está. A substituição estava programada, queríamos que fizesse essa hora de competição, está preparado e disponível para preparar a semana da melhor forma».

[Diferença para Benfica, Porto e Sporting cada vez menos] «A minha missão é fazer com que o Braga possa crescer, em termos de desempenho e pontuação; não estou muito preocupado com o que os rivais possam fazer. Temos de nos preocupar com o que aqui é feito, com uma perspetiva futura da formação, o Braga pode e tem de crescer de várias formas sem nos preocupar com os rivais. É importante poder partilhar isto com os adeptos, tivemos a melhor marca de sempre de adeptos no nosso estádio. Fazem falta, conseguimos crescer se tivermos incondicionalmente o apoio dos nossos adeptos. É importante este processo de evolução, em que eles também fazem parte deste caminho de crescimento, de sucesso e de conquistas».

Declarações de César Peixoto, treinador do Paços de Ferreira, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota por três bolas a zero frente ao Sp. Braga:

«A equipa não entra bem no jogo, sofremos logo um golo, e o Braga pôs o jogo como queria, tem feio um excelente campeonato. Nós num momento difícil queríamos vir aqui bem, com um comportamento digno, criámos uma situação ou outra, mas não fomos eficazes e o Braga foi construindo o resultado. A minha equipa nunca se rendeu, foi uma vitória justa do Braga».

[Antunes] «O Antunes no aquecimento sentiu uma dor muscular na perna e acabou por ser substituído. Já tínhamos seis ou sete baixas, o Marafona sentiu-se mal durante a noite, estivemos até à última a ver se jogava ou não. Tivemos algumas dificuldades em formar um onze dentro dos jogadores que têm jogado mais vezes, mas quem jogou acabou por dar resposta».

[Balanço da época] ««Foi uma época muito atribulada. Tínhamos expetativas para esta época depois do bom trabalho da época anterior, mas tivemos dificuldades no planeamento da época, as coisas não correram bem, a vitória não aparecia. Eu acabei por sair, depois tivemos algumas lesões de jogadores que davam sustento a jogadores jovens e de outras nacionalidades, que acabaram por ser lançados muito a frio. Chegamos a ir jogar ao Benfica com menos doze jogadores, veio um colega que não conseguiu nenhum ponto, depois reentro e fazemos uma segunda volta fantástica, com 21 pontos. Acho que fizemos um bom trabalho com futebol positivo, ficámos pertinho no pormenor. Tivemos também demasiadas expulsões, quando não somos uma equipa agressiva. Foi uma época muito atípica, nós também erramos, mas aconteceu muita coisa».

[Futuro] «Houve uma conversa, sim, no sentido da continuidade, mas teremos de ter mais conversas. Tenho contrato, por isso, estaremos aí para falar».

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Paços de Ferreira, 3-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores

1-0, Álvaro Djaló, 08 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 29.

3-0, Banza, 51.

Equipas

– SC Braga: Tiago Sá (Lukas Hornicek, 73), Victor Gómez, Paulo Oliveira, Niakaté, Joe Mendes, Al Musrati (Castro, 62), Pizzi, Álvaro Djaló, Bruma (Rodrigo Gomes, 72), Ricardo Horta (Racic, 62) e Abel Ruiz (Banza, 46).

(Suplentes: Lukas Hornicek, Dinis Pinto, Serdar, Castro, Racic, André Horta, Rodrigo Gomes, Iuri Medeiros e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– Paços de Ferreira: Zé Oliveira, Juan Delgado, Nuno Lima, Maracás (Pedro Ganchas, 69), Bastos (João Vigário, 74), Rui Pires, Tiago Ribeiro, Paulo Bernardo (Luiz Carlos, 65), Nigel Thomas, Mauro Couto (Jorge Silva, 46) e Nico Gaitán (Adrian Butzke, 64).

(Suplentes: Marafona, Pedro Ganchas, Jorge Silva, Luiz Carlos, Ferigra, João Vigário, Rodrigo e Adrian Butzke).

Treinador: César Peixoto.

Árbitro: Manuel Mota (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tiago Ribeiro (75).

Assistência: 14.481 espetadores.