O Boavista conseguiu hoje empatar 1-1 com o Sporting de Braga nos descontos do jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga portuguesa de futebol, e adiou a qualificação dos bracarenses para a Liga dos Campeões. Com o empate, o FC Porto confirma o 2.º lugar, que dá acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os minhotos abriram o ativo aos 59 minutos, numa infelicidade de Reggie Cannon. Centro de Álvaro Djaló e autogolo do norte-americano que, na tentativa de cortar a bola, traiu o guarda-redes Bracali e marcou na baliza erra.

A equipa minhota parecia embalada para garantir já hoje, pelo menos, a presença na terceira pré-eliminatória da ‘Champions’, competição na qual estiveram em 2011/12 e 2012/13, mas viram o três pontos fugir nos descontos

Os axadrezados chegaram ao empate aos 90+3 minutos pelo goleador Yusupha. Centro tenso de Abascal na esquerda e Yusupha, ao segundo poste, a rematar de forma acrobática para um grande golo.

O Sporting de Braga soma 75 pontos, menos quatro do que o vice-líder FC Porto e mais cinco do que o quarto classificado, o Sporting, que só joga no domingo com o líder Benfica, enquanto o Boavista somou o segundo jogo sem vencer e sobe à nona posição, com 41.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa do Bessa, após o empate contra o Boavista (1-1) que impediu os minhotos de confirmarem o terceiro lugar da Liga:

«O golo depois dos 90 minutos retirou-nos a possibilidade de confirmar hoje o terceiro lugar. No entanto, quero valorizar a entrega, o empenho e a ambição. Não conseguimos, mas temos o próximo jogo em casa que será determinante para garantirmos o objetivo do terceiro lugar.»

[Sobre a ausência de Sequeira. É possível contar com ele para a final da Taça?]:

«Não estou a pensar na final da Taça. Quero analisar o que ficou deste jogo. A concentração da equipa era para este jogo. Vamos ver o que poderíamos ter feito mais e o que poderíamos ter feito para impedir situações ao adversário. Agora vamos pensar no Paços de Ferreira e tentar recuperar jogadores.

O Sequeira sentiu-se indisposto no aquecimento e ficou de fora. Vamos perceber [a sua situação]. Temos uma série de jogadores em recuperação e veremos se estarão disponíveis para o Paços de Ferreira.»

Petit, treinador do Boavista, em declarações na sala de imprensa do Bessa, após o empate frente ao Sp. Braga (1-1), em jogo da 33.ª jornada da Liga:

«O resultado ajusta-se, Defrontaram-se duas equipas que jogam bem. Na primeira parte houve boas aproximações, mas sem lances flagrantes de golo.

A segunda parte foi mais emotiva. A partir dos 53 minutos o jogo ficou um pouco partido. Poderia ter dado para os dois lados. Por vezes, gostamos de partir o jogo. Faltou entrar o passe que poderia deixar os jogadores do Boavista na cara do golo. Depois a equipa ficou mais compacta, mas o Sp. Braga marcou numa infelicidade nossa.

O Sp. Braga tem qualidade, mas arriscámos, metemos gente fresca. Primeiro entrou o Ibrahima, depois o Watai e mais tarde, dois meninos, um deles ainda é júnior. Arriscámos tudo e chegámos à igualdade fruto da coragem que tivemos. O golo deu justiça ao jogo.