Momento foi partilhado por vários internautas nas redes sociais.

Um ‘Dust Devil’ foi registado, na tarde deste domingo, dia 21 de maio, em Chaves, e nas redes sociais foram vários aqueles que partilharam vídeos do momento.

Nas imagens pode ver-se um redemoinho castanho a cirandar, a que a página Meteo Trás-os-Montes chamou ‘Dust Devil’. Mas afinal, o que é um ‘Dust Devil’?

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia do Arizona, nos EUA, onde estes fenómenos são mais comuns, o ‘Dust Devil’ é um redemoinho de poeiras, que surge devido ao “forte aquecimento das superfícies” que, normalmente, são, constituídas por diferentes materiais, como asfalto e terra e ocorrem, geralmente, sob o céu claro e ventos fracos, “quando o solo aquece o ar”.

São mais pequenos e menos intensos do que um tornado, apesar de se assemelharem a um. Geralmente, duram apenas alguns minutos antes de se dissiparem. Contudo, nos desertos, podem atingir vários metros de altura e durar 1h ou mais a desaparecerem.

A velocidade do vento destas colunas de poeira pode atingir os 90 km/h, ou mais e, embora geralmente sejam mais pequenos que os tornados, “podem ser destrutivos, pois levantam poeira e outros detritos no ar”.